

O Centro da Visão do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR realizou na quinta-feira (5) um mutirão para realização de exames de visão em crianças de 5 a 13 anos. Foram atendidos 68 meninos e meninas que apresentavam dificuldades na escola. Os que necessitam vão ganhar óculos e outros foram encaminhados para cirurgias. O mutirão teve o apoio da Liga de Oftalmologia da UFPR.
Os profissionais verificaram a existência de erros de refração. A refração acontece quando a luz externa atravessa os olhos e forma as imagens na retina. Erros nesse processo ocasionam miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.
Uma parceria com uma ótica de Curitiba vai assegurar a doação de óculos para as 26 crianças que receberam prescrição nesse sentido. Elas puderam escolher a armação e receberão os óculos em novembro.
O mutirão envolveu 42 pessoas, entre acadêmicos, residentes, especializandos, médicos, enfermeiros, recepcionistas e gerência. Fernando Ogata está no 4º ano de Medicina e quer seguir na área de Oftalmologia. “Foi uma oportunidade para aprender em contato direto com pacientes. Conciliamos a educação com o auxílio a quem precisa”, disse.
Alívio
Adilson Botelho estava acompanhando o filho, Alex, de seis anos, e contou que, segundo relatos da creche onde o menino estuda, ele piscava os dois olhos em demasia. “Também vimos em casa que ele reclamava de dor de cabeça. A consulta foi marcada bem rápido. Hoje ele foi avaliado, mas, graças a Deus, só precisa de um colírio”, destacou.
A auxiliar de enfermagem Aparecida da Silva aplicava o líquido ocular nas crianças que passavam pelo exame. “O fluxo de pacientes está grande. É bom quando sabemos que estamos trabalhando em prol da saúde”, afirmou.
“Vieram crianças que tinha dificuldade na escola. Algumas necessitavam de cirurgia de estrabismo (desvio ocular), por exemplo, e fizemos o encaminhamento, o que vai melhorar a vida delas”, ressaltou a chefe medida do Centro da Visão, Ana Tereza.
O mutirão é alusivo ao Dia Mundial da Visão, comemorado na próxima quinta-feira, 12 de outubro, e que tem como objetivo conscientizar sobre os cuidados com a visão e as formas de evitar problemas.
Tipos de erros de refração:
– Miopia: dificuldade para enxergar à distância. O globo ocular é muito “comprido” e a luz se forma antes da retina;
– Hipermetropia: a vista de perto fica comprometida. O globo ocular é menor e a luz se forma depois da retina;
– Astigmatismo: o globo ocular tem um formato quase oval e a imagem é borrada, tanto próxima quanto longe;
– Prebiopia: visão de perto torna-se dificultosa. Costuma aparecer em adultos após os 40 anos.