logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Música para Todos encerra as atividades com apresentação no TEUNI

O coral infantil apresentou o espetáculo “Volta ao Mundo”, com músicas de diversos países (Foto: Carina Kuretzki).
O coral infantil apresentou o espetáculo “Volta ao Mundo”, com músicas de diversos países (Foto: Carina Kuretzki).

As crianças do projeto Música para Todos apresentaram o resultado de um ano de trabalhos na última terça-feira (9), no Teatro Experimental da UFPR – TEUNI. O espetáculo contou com apresentações de violão, violino, percussão e do coral infantil. O Música para Todos é um projeto vinculado ao Grupo de MPB da UFPR e proporciona aulas de música gratuitas para crianças e adolescentes de toda a comunidade. Desde 2011 o projeto é patrocinado pelo Banco Itaú que, como parceiro do Música para Todos, permite que crianças em situação de vulnerabilidade social participem das atividades.

Daniel Augusto Pires de Castro, de 12 anos, se apresentou com o coral e com a turma de violino. Ele está há 2 anos no projeto pretende continuar a fazer as aulas ano que vem. “Eu acho muito legal, porque a gente estimula um trabalho em grupo e os professores orientam bem”, diz.

A intenção do Música para Todos é oferecer às crianças uma formação musical ampla, além do aprendizado de um instrumento específico. “Não é só aprender um instrumento, mas desenvolver as qualidades musicais para se tocar um instrumento”, explica Doriane Rossi, regente do Grupo de MPB. Para tornar o aprendizado mais completo, todas as crianças precisam fazer parte do coral nos dois primeiros anos.  É no coral que os conceitos básicos de música – ritmo, coordenação motora e percepção auditiva – são trabalhados, usando o corpo como instrumento.

 

História do projeto

O Música para Todos começou apenas como coral, em uma parceria do Grupo de MPB com a Associação dos Magistrados do Paraná. Quando a parceria terminou, o projeto foi remodelado para oferecer também aulas de instrumento. Em 2011 e 2012, foram ministradas aulas de coral, história da música e aulas básicas de todos os instrumentos, para que os alunos pudessem ter mais certeza na hora de optar por algum em específico.

Em 2013, o projeto não aconteceu, mas foi retomado esse ano em um formato mais enxuto – as crianças escolhem o instrumento que querem aprender assim que começam as aulas. Doriane Rossi ressalta a importância do trabalho de musicalização infantil na medida em que faz uma aproximação da Universidade com a sociedade. “A ideia é aproveitar a estrutura que a Universidade já tem, que normalmente é usada somente à noite e fica ociosa durante o dia”, diz.

 

Mais informações

Para entrar no Música para Todos é preciso ter entre 7 e 12 anos. Uma vez dentro do projeto, a continuidade é assegurada, independente da idade. Qualquer um pode se inscrever, mas a preferência na hora da seleção é para crianças em situação de vulnerabilidade social. Além das aulas obrigatórias de canto coral, os alunos podem optar entre piano, violão, violino e percussão como instrumento. A seleção de alunos para 2015 ainda não tem data definida, mas acontecerá no início do ano.

 

Acompanhe a página do Grupo de MPB para futuras informações:

https://www.facebook.com/grupodempbdaufpr?fref=ts

 

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...