logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Museu de Ciências Naturais é reinaugurado com novas peças no Biológicas

Foi realizada na tarde dessa quinta (8) a cerimônia de reinauguração do Museu de Ciências Naturais da UFPR. Agora com novos materiais, o espaço teve melhoras em sua estrutura e servirá de espaço para visitas a estudantes do ensino fundamental, médio e superior.

Foto: Ana Assunção
Foto: Ana Assunção

O acervo conta com coleções científicas de Zoologia e Paleontologia, agora reforçadas com a aquisição de novos fósseis, tanto originais quanto réplicas, novos displays de informação e uma seção mais completa de primatas e hominídeos. Lá ficam expostos de maneira permanente representantes dos grandes grupos de seres vivos que compõem a nossa fauna, além de espécies de outras regiões preservadas em meio líquido ou taxidermizadas.

O Museu faz parte do programa Ciência Vai a Escola (PCVAE), que organiza visitações de alunos e também a ida a escolas que participam. Como reforçou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, esse é um aspecto muito interessante do espaço. “É importante para a visita de alunos, para quem quer escolher carreiras, e também para os próprios alunos da Universidade”, explica.

Foto: Ana Assunção
Foto: Ana Assunção

Também foi lançado, junto da reinauguração, o livreto “Conchas de Moluscos Marinhos do Paraná”, escrito pela professora da UFPR, Theresinha Monteiro Absher, Augusto Luiz Ferreira Junior, colaborador do MCN e pela professora Susete Wambier Christo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O livreto aborda os variados tipos de concha que são encontrados no litoral paranaense e, de maneira didática, mostra como reconhecê-las.

O Museu

O MCN foi fundado em 26 de abril de 1994 e, com seus acervos e coleções científicas, é uma referência no estado. É voltado especialmente para o ensino fundamental e médio, através de visitas. E, além disso, ajuda em diversas pesquisas científicas. “Tem muita coisa aqui no Museu além de outras peças, mais frágeis, que não ficam aqui. Então diversos pesquisadores de todo o país recorrem a nós”, explica Fernando Sedor, coordenador científico do Museu. Estima-se que desde o início, mais de 100.000 visitantes já tenham passado por lá, número que deve aumentar com o aprimoramento das exposições e do PCVAE.

22030192652_b470f73067_z
Foto: Ana Assunção

Homenagem

O Salão do MCN leva o nome do professor Euclides Fontoura da Silva Junior como forma de homenagem pelos trabalhos prestados à Universidade, ao Setor de Ciências Biológicas e ao Museu, do qual foi o principal idealizador. Durante a cerimônia, diversas declarações foram dedicadas a Euclides, que faleceu em 2010. O reitor da UFPR, Zaki Akel, seu vice, Rógerio Mulinari, o atual diretor do Setor de Ciências Biológicas, Luiz Cláudio Fernandes e o vice-diretor, Fernando Marinho Mezzadri, além do reitor da Pontifícia Universidade Católica e ex-diretor do setor, Waldemiro Gremski, dedicaram essa conquista também a Euclides e sua esposa, Eliane Fontoura, presente na reinauguração.

As instituições que quiserem agendar visitas ao Museu de Ciências Naturais podem entrar em contato pelo email biomuseu@ufpr.br ou pelo telefone 3361-1628.

 

Por Kaleb Ferreira

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...