De acordo com o curador da mostra, professor Paulo Reis,do Departamento de Artes, “a exposição busca trazer uma discussão histórica da produção gráfica nacional, dentro dos limites de atuação do Museu de Arte da UFPR”. Para isso, buscou-se, através de obras emprestadas do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná e de acervo particular, a construção de uma possível narrativa histórica do desenho que se iniciasse nos anos 60 – com obras dos artistas Antonio Dias e Rubens Gerchman – passando pelos anos 70 – uma obra premiada na Mostra de Desenho Brasileiro, de autoria de Luiz Henrique Schwanke, e um desenho de Jorge Guinle, e depois indo além.
A partir dessas quatro obras iniciais, o acervo do MusA constrói sua trajetória do desenho. São apresentados trabalhos dos anos 80 dos artistas Aldo Dallago Jr., Carlos Pasquetti, Paulo Houayek e Beatriz Corrêa. Dois outros artistas com obras no acervo do MusA, Newton Goto e Ricardo Carneiro, somam-se aos artistas convidados Debora Santiago, Fábio Noronha, Eliane Prolik, Yiftah Peled, Luciano Buchmann, Lívia Piantavini, Leila Pugnaloni, Laura Miranda, Tony Camargo, Dulce Osinski, Rodrigo Dulcio, Alex Cabral, Fernando Rosenbaum, Lilian Gassen e Luiz Rodolfo Annes, mostrando algumas das possibilidades do desenho na contemporaneidade.
Outro objetivo da exposição é evidenciar as diferentes experimentações da linguagem do desenho. Entre outras, apresentam-se pesquisas gráficas nas quais o traço aparece mais expressivo e em outras mais racional e contido; intimista e subjetivo e noutras, apropriação pop. O suporte do desenho, tradicionalmente o papel, é também substituído por outros materiais.
Para levar a exposição a um público maior, estão sendo agendadas visitas monitoradas para grupos de estudantes. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3222-6841, com Cléo ou Desiré. Independente disso, os monitores – alunos do curso de Educação Artística – estão todas as manhãs no MusA, para fornecer informações específicas sobre a mostra e os artistas.
A presença dos universitários no museu faz parte de um projeto específico. A atuação do Departamento de Artes no MusA visa a transformação do museu em laboratório de aprendizado para seus alunos, através de projetos de bolsas de extensão e de pesquisa. E, também, em campo de atuação para seus projetos educacionais junto a escolas de ensino médio e fundamental e em discussão das linguagens visuais contemporâneas junto à comunidade universitária e ao público da cidade. “Desta forma visamos estabelecer princípios básicos de uma política cultural para um museu de arte universitário”, completa Paulo Reis.
SERVIÇO:
Exposição Desenho
MusA – Museu de Arte da UFPR
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábado, das 9h às 13h
Entrada franca
Prédio Central da UFPR – Praça Santos Andrade
Rua XV de Novembro, 695 Centro
Fone: 3310-2603/3310-2832
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Simone Meirelles
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]