A história e a memória de 19 capelas e igrejas católicas do município de Antonina, no litoral do Paraná, são o tema da exposição “Rogai por Nós”, que fica aberta até 19 de setembro no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), em Paranaguá, com entrada franca. Organizada pelo MAE em conjunto com o Grupo Folclórico Boi Barroso, a mostra reúne 21 estandartes, fotos e imagens.
A primeira exposição das peças aconteceu em Antonina e foi organizada pela família Pinto, responsável pelo Bloco Folclórico e Carnavalesco Boi Barroso. De acordo com os organizadores, a mostra “busca expressar o encontro dialógico de duas culturas, que não se fundem nem se confundem; cada uma mantém a sua unidade e a sua integridade aberta, mas elas se enriquecem mutuamente”.


A exposição é parte do “Projeto Mutirão Mais Cultura na UFPR”, vinculado aos ministérios da Cultura e da Educação. O projeto desenvolve ações em vários municípios do litoral paranaense, em parceria com associações de moradores de comunidades tradicionais de pescadores, quilombolas, indígenas, carnavalescos e artesãos.