ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mostra de Teatro da UFPR acontece no TEUNI entre os dias 14 e 17

Acontece do dia 14 a 17 de dezembro a Mostra de Teatro da Universidade Federal do Paraná.  Durante os quatro dias de evento, três peças serão encenadas no TEUNI e todas as sessões têm entrada gratuita.

A mostra é uma realização da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) e da PalavrAção – Companhia de Teatro da instituição. As três montagens são o resultado dos trabalhos e pesquisas voltados para a formação e preparação de atores desenvolvidos pela companhia.  Ao longo de 2017, o grupo realizou dois cursos de Extensão Universitária, ciclos de debate, ensaios abertos, entre outras ações.

Iniciando a mostra, os participantes do Curso de Extensão Arte Dramática II apresentam “Fim de Festa” na quinta-feira (14), às 20horas. O texto, que é de autoria de Paula Butture e Celso Landolfi, foi inspirado na obra do escritor estadunidense Charles Bukowski e a direção do espetáculo é de Sergius Ramos, professor da turma. “Fim de Festa” mostra as relações de forma livre, sublime e, na maioria das vezes, superficial.

Na sexta-feira (15), às 20 horas, será a vez dos participantes do Curso de Extensão Arte Dramática I. Eles apresentam a peça “Casos Particulares” de Roberto Inocente, que também dirige a montagem. “Casos Particulares” sopra um ar surrealista de uma Europa pós-guerras. São contadas diferentes histórias por personagens presos em chamadas telefônicas cruzadas.

As duas montagens serão reencenadas no sábado (16). “Fim de Festa” às 15 horas e “Casos Particulares”, às 20 horas.

“Sociedade dos Ratos” fecha a mostra no domingo (17), às 19horas. Escrito e dirigido por Marcelo Leonel Felczak, o espetáculo é uma fábula-crítica. Em um laboratório de pesquisas, o líder, Amo Supremo, tem sob seu domínio a disseminação de informações, os atos e hábitos dos ratos lá viventes. Para exercer seu poder, ele conta com animais leais. Mas tudo pode fugir do controle quando a Ratazana e o Rato de Esgoto começam a divulgar ideias revolucionárias e libertárias às cobaias.

A mostra será realizada no TEUNI – um palco privilegiado para criação, experimentação e debate sobre as Artes, em especial, o TEATRO e o papel do ATOR, dentro de uma perspectiva formativa.

A recomendação etária é de 12 anos para “Casos Particulares” e “Sociedade dos Ratos” e de 16 anos para “Fim de Festa”. O teatro está sediado no Prédio Histórico da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba. A organização orienta o público a chegar com uma hora de antecedência aos espetáculos para retirada de ingressos.

 

Mostra de Teatro da UFPR

14/12 : Fim de Festa – 20h

15/12 : Casos Particulares – 20h

16/12 : Fim de Festa – 15h / Casos Particulares – 20h

17/12 : Sociedade dos Ratos – 19h

Local: TEUNI – Prédio Histórico – Praça Santos Andrade – Curitiba (PR)

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...