A pesquisa coletiva de 2015 do PET História, sobre Irmandades Negras do Paraná, será apresentada em um minicurso de três dias, com a presença do Professor Carlos Lima – doutor em História Social, numa mesa de debates e discussões sobre o assunto.
Para finalizar a Oficina, a Professora Joseli Mendonça – doutora em espaço e sociabilidades, faz um tour pelo centro de Curitiba, mostrando a presença negra na cidade. As Irmandades iam além das práticas religiosas. Eram comunidades que reforçavam a integração social e contribuíram fundamentalmente para o sincretismo religioso.
O evento acontece nos dias 01, 02 às 10h, já no dia 03, o horário de encontro para o roteiro será às 09h45 em frente a Reitoria da UFPR.
Nos dois primeiros dias, o evento será realizado na sala Carlos Antunes, sala 612 do departamento de História, no sexto andar do edifício D. Pedro I.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]