O prêmio “Ciência nos Primeiros 1000 Dias” de 2015 escolheu os melhores trabalhos inscritos e a aluna do doutorado em Medicina Interna da UFPR, Priscilla Negrão, que estuda a prevenção de doenças em filhos de mães alérgicas em sua tese, venceu na categoria de Pesquisa Clínica.
A pesquisa de Priscilla é inédita e consiste em acompanhar filhos de mães alérgicas, que tem mais probabilidade de ter a mesma condição, e verificar como e se uma suplementação adequada durante os primeiros 365 dias de vida mostraria resultados positivos.
Para ela, o acompanhamento feito nas crianças, com testes sanguíneos, fez com que a pesquisa fosse mais fiel à realidade. “Existem pesquisas semelhantes, mas essa é inédita justamente por não se limitar ao questionário fornecido. Nós fizemos os exames já no nascimento das crianças e todo o acompanhamento até o primeiro ano”, explica Priscilla.
Prêmio
O “Ciência nos Primeiros 1000 Dias”, promovido pela Danone, é voltado para pesquisadores e profissionais da área da saúde que tenham estudos relacionados com os primeiros 1000 dias, período que engloba os 270 dias de gestação e os dois primeiros anos de vida.
Por Kaleb Ferreira (sob orientação de Jaqueline Carrara)
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]