logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestrado em Turismo promove debates com autoridades da área na próxima quinta-feira (11)

O litoral do Paraná é um exemplo de turismo regional. Imagem: Marcos Solivan

Na próxima quinta-feira, dia 11, o Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Paraná convida autoridades do país todo para realizar dois debates de encerramento do ano acadêmico de 2014. Com o tema geral “Turismo, regionalização e desenvolvimento”, o encontro foca em duas discussões atuais e relevantes na área: a importância da regionalização e dos observatórios de turismo no Brasil. O evento acontece no Anfiteatro 100, no primeiro andar do edifício D. Pedro II, campus Reitoria.

Da primeira mesa de discussão, “Desenvolvimento regional do turismo”, que começa às 9h, participam Edegar Tomazzoni, especialista em desenvolvimento regional do mestrado em Turismo da Universidade de São Paulo; Ítalo Mendes, diretor de gestão estratégica do Ministério do Turismo; Caren Nancy dos Santos, coordenadora técnica da Paraná Turismo; José Elmar Feger, professor do mestrado em Turismo da UFPR; e Vander Valduga, também do PPGTUR/UFPR.

Tomazzoni e Mendes também fazem parte do segundo debate, “Observatórios do turismo”, que inicia-se às 14h, ao lado de João Evangelista Monteiro, coordenador do Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense; Braulio Oliveira, professor do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Universitário FEI-SP; e José Gândara, coordenador do Observatório de Turismo da UFPR – um dos mais antigos do país.

“Queremos falar sobre o quão importante é ter observatórios que permitam que hajam dados a partir do qual é possível tomar decisões”, explica Gândara, que também é um dos organizadores do evento. Destacando a importância da pesquisa e da academia neste campo de atuação, o professor citou o trabalho feito pela UFPR, encomendado pelo Ministério do Esporte e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), sobre a Copa 2014 em Curitiba, que abordava temas como o perfil dos turistas e o legado do mundial para as cidades-sede. “Este tipo de parceria, assim como aqueles feitos entre a inciativa pública e a privada, é extremamente importante”.

Paranaguá é uma cidade histórica. Imagem: Marcos Solivan

Quanto à regionalização, o pesquisador explica que o Paraná é referência nacional deste modelo. “Antigamente, o turismo no Brasil era totalmente centralizado. Depois, foi adotada uma descentralização total, de modo que a abordagem era municipal”, conta. “A partir da regionalização, se formam estruturas mais competitivas a nível nacional e internacional”. Há, ainda, o incentivo à criação de pólos indutores competitivos, que são centros turisticamente mais fortes e que têm como responsabilidade incentivar o desenvolvimento da região.

Além dos debatedores, já confirmaram presença representantes das inciativas pública e privada. O evento é gratuito, aberto para o público e não é necessário fazer inscrição prévia. Para mais informações, basta entrar em contato com o PPGTUR/UFPR pelo número (41) 3360-5109 ou e-mail ppgturismo@ufpr.br. Acesse o banner do evento clicando aqui.

Serviço: “Turismo, regionalização e desenvolvimento”

Debate “Desenvolvimento regional do turismo”
Horário:
9h
Debate “Observatórios do turismo”
Horário:
14h
Local:
Anfiteatro 100, 1º andar, Ed. D. Pedro II, campus Reitoria (Rua General Carneiro, 460 – Centro)
Entrada franca
Mais informações:
(41) 3360-5109

 

Por Jéssica Maes

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...