logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Membros da Comissão de Ética da UFPR tomam posse nesta segunda-feira (10)

comissao_de_etica_destaque2
Nova Comissão de Ética da UFPR toma posse no Gabinete da Reitoria. Foto: ACS

Tomaram posse, nesta segunda-feira (10), os novos membros da Comissão de Ética da Universidade Federal do Paraná. A cerimônia foi realizada no Gabinete da Reitoria.

A nova presidente da Comissão é Christel Lingnau, professora do Departamento de Ciências Florestais. Passam a integrar a Comissão como membros titulares: Cirlene de Oliveira Pombo Schultz e Patrizia Juçara Ferri Pancotto; como suplentes: Melina Girardi Fachin, Elinéia do Rocio Pugsley Fröhlich e Luís Augusto Koenig Veiga. A secretária executiva da Comissão passa a ser Lais Alves Magalhães. Os mandatos variam entre dois e três anos.

O primeiro desafio da nova Comissão de Ética será ampliar a divulgação sobre o seu trabalho. “Nós gostaríamos de divulgar a Comissão para outros campi, para que as pessoas tenham acesso mais fácil a ela”, disse Lingnau. A intenção é formar uma pessoa em cada campus para fazer orientações e receber os processos de quem queira fazer uma denúncia ou uma consulta.

“A Comissão não é só para receber denúncias, mas também para receber consultas”, frisou a presidente, que fez parte da Comissão como membro titular por dois anos e meio.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, agradeceu aos novos componentes por terem aceitado o desafio, e também o trabalho feito pelos participantes anteriores. “Essa é uma unidade que pode multiplicar a nossa qualidade de gestão”, afirmou.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, desejou bom trabalho à equipe. “Temos que sair da percepção da Comissão de Ética apenas como uma intervenção quando tudo dá errado. Acho que a Comissão de Ética pode ter um papel pedagógico e propositivo”, opinou.

A Comissão de Ética é composta por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores do Quadro Permanente da UFPR, para mandatos de um, dois e três anos. A unidade zela pelo cumprimento do Código de Ética Profissional do Servidor Público Federal e do Código de Conduta dos Servidores da UFPR. Entre outras atribuições, a Comissão é responsável por apurar infrações ao Código de Ética e aplicar sanções cabíveis.

 

Para saber mais sobre o papel da Comissão de Ética da UFPR, acesse a página eticapublica.ufpr.br.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...