logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Meio Ambiente: pesquisadores discutem recuperação de áreas degradadas


Cerca de 400 pessoas já estão inscritas no 10º Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas (Sinrad), maior evento do gênero no Brasil. Realizado em Foz do Iguaçu, de 15 a 19 de setembro, juntamente com o Seminário Internacional de Engenharia Natural, o evento vai discutir possibilidades de equilíbrio entre desenvolvimento econômico e social e a preservação ambiental. Ambos vão também avaliar soluções práticas e casos de sucesso na reabilitação e restauração de áreas comprometidas. Os encontros são organizados pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade).

A programação inclui, nos dias 15 e 16, o Simpósio, no dia 17, visita técnica à Itaipu para acompanhar a oficina “Recomposição florestal de margens do reservatório e corredor de biodiversidade”, e dias 18 e 19, o 1º Seminário Internacional de Engenharia Natural, que promoverá a discussão sobre técnicas de bioengenharia de solos, aplicáveis em atividades como mineração, urbanização e construção de rodovias e de barragens, entre outras, e que integram conceitos estéticos e ambientais, utilizando como elementos estruturas de vegetação viva e materiais inertes.
“O problema da degradação ambiental é universal”, diz o presidente da Sobrade, Mauricio Balensiefer, professor do curso de Engenharia Florestal da UFPR. Ele cita o exemplo da Floresta com Araucária, que já teve mais 97% da área original derrubada.

Serão ofertados ainda 12 minicursos. Entre eles, “Ecossistemas Aquáticos: Degradação e Recuperação com Ênfase em Aquicultura”, “Técnicas e práticas alternativas para a restauração ecológica”, “Geotecnologias como ferramenta para a identificação e monitoramento de áreas degradadas”, “Vegetação e telhados verdes urbanos: estética como mitigação e prevenção de enchentes”, “Manejo biotécnico de bacias hidrográficas: projeto conceitual de técnicas de engenharia natural” e “Mudanças climáticas, os desastres e as medidas e proteção das encontras e margens de rios: obras estruturais x bioengenharia”.

As atividades serão no Cine Barrageiros, da Itaipu Binacional. Para conferir a programação completa, acesse o site http://www.sobrade.com.br. As inscrições permanecem abertas, com preços especiais até o dia 30 de setembro e após essa data, com novos valores.

Serviço:
10º Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas e 1º Seminário Internacional de Engenharia Natural
Data: de 15 a 19 de setembro de 2014
Local: Cine Teatro Barrageiros da Itaipu Binacional – Av. Tancredo Neves, 6731, Foz do Iguaçu/PR
Inscrições e informações: (41) 3360-4256/4255 ou cursos@sobrade.com.br
http://www.sobrade.com.br

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...