O Ministério da Educação (MEC) oferece no 1º semestre de 2025 o “Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática”. A atividade é voltada para profissionais da educação básica do Ensino Fundamental II. As inscrições vão até o dia 24 de fevereiro e devem ser feitas por meio de formulário online, específico para cada estado, de acordo com o edital, que está disponível aqui.
O curso será oferecido na modalidade semipresencial, com carga horária total de 180h, sendo 40h presenciais nos Polos EaD de cada estado e 140h de formação à distância. Os certificados serão emitidos pela Universidade Federal do Paraná, responsável pela iniciativa nos estados do Sul e Sudeste.
São oferecidas 50 vagas em cada estado e as aulas presenciais acontecem nas seguintes cidades:
A aula inaugural acontece no dia 14 de março. Os encontros presenciais estão marcados para ocorrer nos sábados pela manhã em datas específicas.
O objetivo do curso é consolidar a política de educação ambiental e sua inserção nas redes de ensino, oferecendo um curso de aperfeiçoamento para docentes e gestores de escolas públicas. Além de contribuir com a realização da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, que terá como tema da próxima edição “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. A iniciativa é do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea).
O curso terá quatro módulos com os seguintes conteúdos como sugestão:
Módulo 1: Educação Ambiental – contexto histórico e epistemológico
Módulo 2: Territórios Saudáveis
Módulo 3: Territórios que protegem
Módulo 4: Territórios da paz
Durante o curso é sugerido que os participantes criem um projeto que trabalhe os temas do curso para ser aplicado nas escolas.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]