A Secretaria de Regulação do Ensino Superior do Ministério da Educação autorizou, na terça-feira (11), a matrícula dos calouros 2014 do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná. A universidade foi informada pelo ministério através do sistema on- line de credenciamento e avaliação de cursos, o e-MEC. A decisão da Seres de “revogar a medida cautelar de suspensão de ingressos” foi baseada no parecer da comissão de avaliação enviada pela entidade à UFPR nos dias 24 e 25 de fevereiro.
A comissão foi composta pelos professores Heitor Costa da Lima Rocha, da Universidade Federal de Pernambuco e Luiz Martins da Silva, da Universidade de Brasília. O parecer do MEC diz que “A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, tendo como base a Nota Técnica nº 162/2014 – DIREG/SERES/MEC, vem informar a revogação de Medida Cautelar de suspensão de ingressos aplicada ao curso de Comunicação Social – Jornalismo (cód. 27649), da Universidade Federal do Paraná, pelo Despacho n� 209/213, de 05 de dezembro de 2013.
O Ministério proibiu a UFPR de matricular novos estudantes no curso de Jornalismo em função de avaliações baixas nas duas últimas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes( Enade). Essa prova é feita pelos universitários e muitos deles entregaram as questões em branco.
Entrevista Coletiva: Logo mais, às 11h30min o reitor Zaki Akel Sobrinho concede uma entrevista coletiva para explicar essa autorização do Mec, como serão realizadas as matrículas dos novos calouros do curso de Jornalismo e também o resultado completo da avaliação realizada nas dependências do curso em fevereiro. O encontro será na Reitoria da UFPR, Rua XV de Novembro, 1299, Centro.