logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Maternidade Victor Ferreira do Amaral tem nova direção

Maternidade Victor Ferreira do Amaral e Hospital de Clínicas passam a ter maior integração. Foto: Marcos Solivan
Maternidade Victor Ferreira do Amaral e Hospital de Clínicas passam a ter maior integração. Foto: Marcos Solivan

Tomou posse nesta quarta-feira (11) o novo diretor da Divisão Médica da Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Marcos Takimura, professor da UFPR e médico da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, recebeu o cargo de Solange Borba Gildmeister, que ocupava o cargo de Diretora Geral. Na ocasião, também foi apresentada a Estrutura de Governança do Complexo HC. A Maternidade Victor Ferreira do Amaral e o Hospital de Clínicas da UFPR passam agora a ter maior integração, com o objetivo de melhorar a eficiência dos serviços e atender melhor ao público.

A mais antiga do Paraná, a Maternidade Victor Ferreira do Amaral é administrada por uma parceria entre a UFPR, o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba. A instituição presta assistência médica a gestantes, e também serve para o ensino de acadêmicos do curso de Medicina.

Marcos Takimura disse que são muitos os desafios para a nova gestão. “O mais urgente será a reconstituição do nosso corpo funcional, que está sobrecarregado, o que interfere na qualidade da assistência – não pela capacidade, mas pelo quantitativo muito aquém do necessário para que uma instituição desse porte funcione adequadamente”, afirmou o novo diretor.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, que é médico e teve sua formação acadêmica na UFPR e no Hospital de Clínicas, desejou sucesso à nova direção e lembrou aos presentes a história da Maternidade Victor Ferreira do Amaral. “Acho que é um momento muito feliz que o Hospital vive agora, e muito desafiador do novo complexo hospitalar. Alguns podem enxergá-lo como uma mudança radical, mas na verdade a integração entre a Maternidade e o HC já vem acontecendo há bastante tempo”, explicou Mulinari.

Mulinari ressaltou que quem está assumindo a diretoria médica já era da casa; Takimura trabalha há muito tempo na Maternidade, além de ter sido aluno da UFPR, residente do Hospital das Clínicas e professor do Setor de Ciências da Saúde. “Aproveitamos os talentos locais. Aproveitamos pessoas da nossa casa e que vêm agregar a esse grupo com novas ideias, e fundamentalmente, procurando garantir a sustentabilidade. Não podemos perder nenhum dos talentos que nos trouxeram até aqui”, afirmou Mulinari.

Para Solange Gildmeister, que deixa hoje a direção da Maternidade, a integração com o Hospital de Clínicas é um momento histórico para a instituição. “As mudanças são necessárias. Vamos ter a oportunidade de acolher melhor nossos pacientes e alunos, e cumprir melhor a nossa função de prestadora de serviços, de assistência, de ensino, extensão e pesquisa. Tenho certeza de que essa união com o HC irá fortalecer a nossa casa”, afirmou.

Participaram também do evento o Superintendente do HC, Flavio Tomasich, e o chefe do Departamento de Tocoginecologia da UFPR, Rosires Pereira de Andrade.

Veja fotos do evento neste link.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...