ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Manual busca preencher lacuna importante de pesquisa: a realização de uma análise de conteúdo mais científica

O professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafael Cardoso Sampaio, lançou, no dia 4 de novembro, o livro “Análise de conteúdo categorial: um manual de aplicação”, que tem o objetivo apresentar, de forma simples, didática e acessível, o passo a passo para a realização de uma análise de conteúdo mais científica, principalmente no que tange aos princípios de confiabilidade, replicabilidade e validade.

Feito em parceria com o professor Diógenes Lycarião, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) pela Escola Nacional de Administração Pública, o livro é um manual metodológico para aplicação de uma análise de conteúdo do tipo quantitativa e categorial. Em uma pesquisa paralela denominada “Uma técnica parada no tempo? Mapeamento da produção científica baseada em análise de conteúdo na SciELO Brasil(2002-19)”, os autores demonstram que as aplicações dessa técnica de pesquisa são, em grande parte, excessivamente concentradas em um só material, o que está desatualizados de acordo com as necessidades trazidas pelo conceito de ciência aberta”.

Segundo Sampaio, o manual busca preencher duas lacunas verificadas na aplicação da técnica de pesquisa e análise de conteúdo na ciência brasileira. “A primeira é a falta de manuais com a vertente quantitativa da técnica, que considere a importância da replicação, da transparência e da confiabilidade da pesquisa, assim como testes estatísticos para alcançar resultados mais robustos. Em segundo lugar, o manual de Bardin, referência hegemônica no Brasil, não é atualizado há cerca de 20 anos, evidenciando uma estagnação metodológica e epistemológica da análise de conteúdo brasileira. Buscamos contribuir para o avanço das aplicações e também para essa discussão.” explica.

O livro pode ser baixado gratuitamente no repositório Institucional da ENAP. Conheça mais sobre o caminho percorrido pelos autores até chegarem ao manual aqui.

Por Bruna Durigan

Sob supervisão de Jéssica Tokarski

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...