logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

MAE-UFPR apresenta exposição “Sunguilar” na Sala Arte & Design

Exposição trata de uma África diferente da retratada nos livros escolares e estará em cartaz até 27 de fevereiro

05935_1897025_748219075214166_8041452288591536096_n

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) abre às 14h na segunda-feira, 23 de fevereiro, a exposição “Sunguilar: Contos Africanos” na Sala Arte & Design, localizada no térreo do Edifício Dom Pedro I da Reitoria da UFPR. Além dessa ação, o MAE oferece ainda no dia 25 uma palestra voltada para os alunos calouros de Ciências Sociais no anfiteatro 900, no nono andar do prédio onde estará instalada a exposição. O objetivo da palestra é convidar os alunos recém-ingressados de Ciências Sociais a conhecer um pouco mais sobre os projetos de extensão desenvolvidos pelo museu.

Fruto de uma parceria com as escolas municipais de Ensino Fundamental de Curitiba, o objetivo da exposição, que deverá permanecer na Sala Arte e Design até 27 de fevereiro de 2015, é mostrar uma África diferente daquela vista nos livros escolares, que abordam apenas a questão da escravidão. A exposição Sunguilar: Contos Africanos reúne seis narrativas de diferentes regiões e etnias da África. Na exposição, o visitante é convidado a desfrutar de histórias que remetem a um continente multiétnico do qual muitas influências estão presentes ainda hoje: seja em nossa culinária regional, religiões, festas, vestimentas, música e também literatura. Estes contos foram publicados pelo MAE e pela Editora da UFPR em 2013 e fazem parte do material didático do MAE distribuído gratuitamente às escolas de ensino fundamental e médio das redes municipal e estadual de educação.

A exposição é resultado de um Projeto realizado pelo MAE em parceria com o NEAB e com o DEAN, com o mesmo nome: “Sunguilar: contação de histórias africanas e afro-brasileiras em escolas de ensino fundamental”. O nome “Sunguilar” tem origem na língua Kimbundu e significa “Passar o tempo contando histórias”. O projeto se insere na formulação da lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas de ensino fundamental e médio.

Entre suas ações, o projeto tem levado a contação de histórias africanas para escolas municipais de ensino fundamental em Curitiba. Além dessa atividade, os alunos participam de uma oficina de composição de painéis coletivos. Esses painéis estarão expostos na mostra em conjunto com os contos do livro. A exposição, itinerante, esteve em cartaz na sede do MAE em Paranaguá, na semana Literária do SESC e também no Prédio Histórico da UFPR, durante a Semana da Consciência Negra do ano passado.

O projeto integra os Programas de Extensão Difusão Cultural e Ações Educativas do MAE-UFPR, este último realizado com o apoio da PROEXT, programa vinculado à Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). O MAE-UFPR é ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná. A exposição na Sala Arte & Design será aberta às 14h de segunda-feira e encerrada na sexta, também às 14h.

Serviço:

“Exposição Sunguilar: Contos Africanos”

Data: Abertura às 14h, 23/02/2015. A mostra permanece das 14h de 23 de fevereiro até às 14h de 27 de fevereiro de 2015

Local: Sala Arte & Design.

Endereço: Rua General Carneiro, 460, Hall do Edifício Dom Pedro I – Reitoria da UFPR – Curitiba-PR

Mais informações: (41) 3313-2042

 

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...