logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

MAE UFPR apresenta exposição sobre fandango

 

Na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE UFPR) inaugura a exposição “No Ritmo do Fandango”, em Paranaguá. Estão previstas várias atividades a partir das 16h30.

Abrindo a programação, às 16h30, no auditório do museu, será realizada a mesa-redonda “No ritmo do Fandango: conversando com os mestres” com a professora Jandira Xavier Gonzaga, diretora de Extensão da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e os fandangueiros Mestre Nemésio e Mestre Brasílio. Em seguida, às 18h, o MAE inaugura a exposição e o Cine-clube do museu. A programação será encerrada às 18h30, com a apresentação do grupo de Fandango do Mestre Brasílio no pátio interno do prédio.

A exposição fica em cartaz até 8 de abril de 2012 e aborda o tema sobre os aspectos da construção dos instrumentos e da realização da festa, expondo ferramentas, rabecas em diversas fases de confecção, tamancos, dentre outros utensílios que dão vida às danças e músicas desse universo de estilo de vida simples, humilde e único. Além disso, um vídeo feito para a exposição mostrará a visão de mestres fandangueiros sobre a festa e sua construção. O evento traz ao público objetos pertencentes ao acervo de Cultura Popular do museu, além de imagens do fotógrafo Carlos Roberto Zanello de Aguiar, conhecido como “Macaxeira”, autor do livro “Fandango no Paraná: Olhares”. Haverá ainda três maquetes em papel machê da artista Elizangela Sarraf, cedidas pelo Sesc de Paranaguá.

O Fandango é uma colorida festa de tradição do sul e sudeste brasileiro, originada em comunidades de trabalho rural, presente em diversas festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval. A exposição é organizada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná. Inaugurado em 1962, é o primeiro museu universitário do Estado do Paraná. Sua sede principal está localizada no Município de Paranaguá, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755. O museu fica aberto de terça a sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h e nos sábados, domingos e feriados das 12h às 18h.

Serviço:
Exposição “No Ritmo do Fandango”

Data: de 9 de dezembro de 2011 a 8 de abril de 2012
Horário: terça a sexta das 9h às 12h e das 13 às 18h e sábados, domingos e feriados das 12h às 18h
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Endereço: Rua XV de Novembro, 575, Paranaguá – PR
Entrada gratuita
Mais informações: Curitiba: (41) 3313-2042 / Paranaguá: (41) 3423-2511

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...