Imagem Padrão

Madrigal da UFPR se apresenta no TEUNI

13 novembro, 2013
08:32
Por Gustavo Santos
Extensão e Cultura

Apresentação do Madrigal em Antonina. Foto: Douglas Fróis

“UnInVerso” é o nome do recital que o Madrigal da UFPR apresenta de 14 a 16 de novembro no Teatro Universitário, no 2º andar do Prédio Histórico, Praça Santos Andrade, 50 com entrada franca. O espetáculo de canto, piano e movimento, propõe a criação de um espaço/tempo de natureza feminina, onde se busca escutar os anseios da alma humana. As apresentações começam às 20h30.

O Madrigal da UFPR é um grupo formado por 21 cantores oriundos do Coro da UFPR que, a partir de 2010, se reuniu com a finalidade de aprimoramento no estudo da técnica de canto erudito. Para isso, o grupo alterou drasticamente sua metodologia de trabalho: os cantores estudam o repertório isoladamente e se reúnem para ensaios em conjunto para a finalização e acabamento do material proposto.

Esse esforço tem como objetivo o aperfeiçoamento individual para solucionar problemas de música e provocar um entrosamento rápido com os colegas designados para executar cada material, que nem sempre é realizado pelo grupo todo.

O repertório proposto ao Madrigal da UFPR transita por vários períodos da história da música, desde a música antiga, com peças do renascimento e barroco, até compositores contemporâneos, sempre com o objetivo de escolher material que possibilite a exploração de novas sonoridades e possibilidades de expressão da voz humana e aprimoramento dos estudos de acústica e sonometria com diferentes formas de performance.

Desde então, o Madrigal realiza intervenções em alguns concertos do Coro e em eventos da Universidade. Em 2012, pelo destaque e reconhecimento público de seu trabalho, o Madrigal se torna o mais novo Grupo Artístico da Universidade Federal do Paraná.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]