logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livros, arte e cultura acolhem paranaenses no centro da praça

21194607723_a1598a2efa_z
Estrutura montada para abrigar livrarias e editoras foi desenvolvida com foco na sustentabilidade. FOTOS: Ana Assunção/ACS

Estão abertas ao público a XIII Feira do Livro Editora UFPR e a 34ª Semana Literária SESC. Com ampla estrutura montada à frente do prédio histórico da Universidade, na Praça Santos Andrade, o evento reúne livrarias e editoras de diversos estados, além de programação cultural com apresentações artísticas, mesas-redondas, bate-papo, oficinas e contação de histórias.

Para o reitor Zaki Akel (acima), evento é grande oportunidade de oportunizar acesso a uma cultura não encontrada no meio comercial
Para o reitor Zaki Akel (acima), evento é grande oportunidade de possibilitar acesso a uma cultura não encontrada no meio comercial

Realizada, pelo quarto ano consecutivo com a parceria entre a UFPR e o Sistema Fecomércio/PR, a iniciativa já se consolidou como o principal evento anual de promoção à leitura e ao comércio de livros em Curitiba. Nesta edição, moradores de outras 22 cidades paranaenses também têm acesso a uma programação diferenciada, de forma simultânea à capital.

Durante a abertura oficial da XIII Feira do Livro Editora UFPR e 34ª Semana Literária SESC, o presidente do Sistema Fecomércio/PR, Darci Piana, reforçou o valor da parceria entre o setor produtivo e a academia. “Essa missão compartilhada com a UFPR é fundamental, pois vemos a importância que tem a Universidade ir além do ensino, preocupando-se em levar mais cultura aos paranaenses”, afirma.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, sair das salas de aulas é abrir-se para a sociedade, acolhendo suas necessidades. “Precisamos nos espalhar ainda mais, despertando o interesse e a paixão pela cultura, oferecendo oportunidades que não se encontram no circuito comercial. Isso se reflete diretamente na construção de uma sociedade melhor”, acredita o reitor.

Recursos multimídias espalhados por todo o evento reforçam as possibilidades de integração literatura/tecnologia
Recursos multimídias espalhados por todo o evento reforçam as possibilidades de integração literatura/tecnologia
A poeta, compositora e escritora paranaense Alice Ruiz, homenageada do evento, fez a conferência de abertura da Semana
A poeta, compositora e escritora paranaense Alice Ruiz, homenageada do evento, fez a conferência de abertura da Semana

Reconhecimento
Duas novidades marcam o evento de 2015. Pela primeira vez, a iniciativa terá uma “patrona”: a poeta, compositora e escritora paranaense Alice Ruiz, que participa da programação em Curitiba, Maringá e Londrina. Às vésperas de completar 70 anos (em 2016), tem mais de 20 livros publicados e diversas canções gravadas por parceiros e intérpretes como Zélia Duncan e Arnaldo Antunes. Outro importante homenageado é o poeta mato-grossense Manoel de Barros, que no próximo ano completaria 100 anos.

Estreiando na XIII Feira do Livro Editora UFPR e 34ª Semana Literária SESC também estão os integrantes da Academia Paranaense de Letras. Nesta edição, as tradicionais personalidades literárias do estado passam a ter um local próprio para divulgar e comercializar as obras de autores vinculados à entidade.

Na última edição, foram vendidos cerca de 50 mil livros
Na última edição, foram vendidos cerca de 50 mil livros

O tema principal trabalhado em toda a programação da Semana é a relação da poesia com as cidades em que vivemos. “Poesia na Cidade, Cidade na Poesia” é uma mostra da poesia moderna que surge no fim do século XVIII pela influência de grandes cidades. Nessa época, a poesia romântica é substituída por poemas desbocados, combativos, que mostravam a vida diária da população. Confira a programação completa.

VEJA AQUI GALERIA DE IMAGENS

SERVIÇO
XIII Feira do Livro Editora UFPR e 34ª Semana Literária SESC
Data: 28 de setembro a 03 de outubro
Horário: 10h às 21h
Local: Praça Santos Andrade (Curitiba) e em outras 22 cidades
Entrada franca

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...