Os esportes de combate dentro das escolas vêm conquistando espaço, mas ainda sem desdobramentos de maior destaque para a formação da base olímpica brasileira. Atentos a este cenário, pesquisadores da UFPR, da Universidad de Barcelona e da Universidad Católica de Valencia uniram-se a atletas desses tipos de esportes para buscar soluções que potencializem a inclusão das modalidades no ensino da educação física escolar.
O livro Esportes de Combate Ensino na Educação Física Escolar foi publicado em março e reúne conteúdos dos professores Sérgio Luiz Carlos dos Santos (UFPR – Luta Olímpica e Judô), Miquel Robert (Universidad de Barcelona – Treinamento Escolar), Laura Ruiz Sanchis (Universidad Católica de Valencia – Esgrima), Isaac Estevan Torres (Universidad de Valencia – Taekwondo), além dos atletas Luiz Francisco Camilo Jr. (judoca brasileiro campeão de Jogos Pan-Americanos) e Diogo Ribeiro da Silva (Federação Paranaense de Boxe).
De acordo com o professor Sérgio dos Santos, organizador da obra, “a intenção é apresentar uma nova metodologia para o ensino dos esportes de combate nas aulas de educação física escolar, para fomentar a tão combalida base do esporte olímpico brasileiro”, explica. Com os novos métodos, abre-se mais uma oportunidade para inserir os esportes de combate no contexto escolar, propiciando sim o trabalho corporal, mas também a aquisição de valores e princípios em um aspecto mais ampliado para o aluno.
“A nova proposta metodológica contempla um leque de conteúdos pedagógicos, os quais abrangem os cinco esportes olímpicos de combate: Boxe, Esgrima, Judô, Luta Olímpica e Taekwondo. A escolha dessas modalidades e sua adaptação ao processo metodológico advindo da nova metodologia criada pelo Dr. Sérgio dos Santos, os Jogos de Oposição (JO) se deve ao fato de que a metodologia aplicando os JO a esses esportes foram validados em escolas públicas do Brasil e da Espanha, onde os autores atuam como docentes universitários e também já atuaram como atletas e técnicos dos referidos esportes”, descreve a sinopse do livro.
O termo “combate” vem dos tempos em que essas atividades eram feitas exclusivamente nos campos de treinamento militar, por tropas do exército e em campos de batalha.
Com a evolução das técnicas e do próprio desenvolvimento da sociedade, os combates tornaram-se esportes e passaram a ser classificados pela maioria dos estudiosos como atividades competitivas de contato em que dois combatentes lutam um contra o outro, usando as certas regras de contato, com o objetivo de simular partes do combate corpo a corpo verdadeiro. Boxe, artes marciais de competição, artes marciais mistas e esgrima são alguns exemplos.
O livro é publicado pela Editora CRV.
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