Livro digital sobre ensino de inglês auxilia na inserção à linguística aplicada

10 dezembro, 2021
14:12
Por
0
Ensino e Educação

O Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (Delem/UFPR) lançou o e-book gratuito “Applied Linguistics Questions and Answers: Essential Readings for Teacher Educators”. O livro, resultado da parceria entre a UFPR e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que teve início em 2020, no começo da pandemia, foi organizado pelo professor Alison Roberto Gonçalves, do Delem/UFPR, e pela professora Rosane Silveira, da UFSC. 

Como Alison explica, os capítulos do e-book foram escritos de forma didática pelos professores Alessandra Coutinho Fernandes, Ana Paula Beato-Canato, Eduardo Diniz de Figueiredo e Clarissa Menezes Jordão, do Delem e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPR), com o objetivo de apresentar aos estudantes de graduação e pós-graduação áreas de pesquisa com foco na formação crítica de professores, na educação crítica e no ensino de línguas estrangeiras.

“O livro é voltado a atender à necessidade de um referencial teórico que dialogue com o aluno que está conhecendo e iniciando os estudos nessa área das Humanidades que chamamos de linguística aplicada”, explica o professor.

Para o docente, outro ponto de destaque do e-book é ser uma produção brasileira. “O livro foi escrito inteiramente por mãos brasileiras. Portanto, concentra perspectivas locais que valorizam o que pesquisadores brasileiros têm produzido, pensando em contribuições que possam revigorar a forma que o inglês tem sido ensinado no Brasil”, relata. 

O material foi lançado como parte da coleção “Advanced Research English Series” (ARES) do Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC). Entre as temáticas abordadas na edição estão formação de professores, concepção de língua e prática pedagógica, promoção da cidadania nas aulas de língua inglesa, multiletramentos e educação crítica, inglês como língua franca e ensino da pronúncia.

O livro digital está disponível para download por meio deste link

Parceria UFSC-UFPR

A parceria entre as duas instituições teve início em 2020, quando as atividades presenciais foram suspensas, como medida sanitária, devido à pandemia. O professor Alison, junto à Rosane Silveira, buscaram promover um evento acadêmico que pudesse contribuir com a área de estudo. 

“Pensamos em um formato de evento online e escolhemos temas que têm recebido destaque em nossos contextos de atuação. Convidamos colegas da UFPR e de diferentes instituições de ensino superior para participarem como palestrantes e promovemos o evento ‘Applied Linguistics Q&A sessions’”, explica Alison. 

O evento teve seis sessões, com diferentes temáticas. Segundo o docente, a proposta foi bem recebida pela comunidade acadêmica e gerou uma rede de colaboração entre os participantes. “A rede de colaboração que estabelecemos naquele momento foi tão produtiva que resolvemos preparar uma publicação a partir do evento. Convidamos os palestrantes a escreverem capítulos sobre o tema que discutiram e publicamos o livro como a 13ª edição da coleção ARES do PPGI/UFSC, de onde sou aluno egresso”, comenta.

 

Por Letícia Barbosa Ribeiro

Sob orientação de Aline Nunes

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]