logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Literatura latino-americana atual é tema de seminário na UFPR

As tendências atuais da literatura na América Latina são o tema do seminário. Imagem: Divulgação.
As tendências atuais da literatura na América Latina são o tema do seminário. Imagem: Divulgação.

Nos dias 17, 19 e 20 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR apresentará o seminário Literatura Latino-americana atual: Obras, ideias, estratégias, transversalidades. O curso será ministrado por Maria Alzira Brum, escritora, tradutora, ensaísta, pesquisadora e organizadora de atividades transdisciplinares em arte e cultura.

O seminário apresentará e discutirá obras, ideias e estratégias da literatura dos últimos 20 anos na América Latina, com uma abordagem híbrida que articula a análise cultural e semiótica, o pensamento, a história, o relato de experiência e a experimentação criativa. Os participantes poderão discutir as tendências, as redes, os fenômenos literários e as mudanças na escritura-leitura propiciadas pelos meios digitais, com ênfase nos cenários e discursos, principalmente a partir dos sistemas de produção “periféricos” ou transversais às grandes editoras e sistemas de validação.

Maria Alzira Brum escreve em espanhol e mora há anos em países de língua hispana. “O que vou fazer é compartilhar o conhecimento que adquiri neste tempo em contato com o que poderíamos chamar de ‘tendências atuais’ da literatura em espanhol. Esta literatura é produzida, difundida e validada principalmente em rede, e não apenas pelos grandes meios ou meios tradicionais (grandes editoras, academia e grandes meios de comunicação)”, explica a autora.

Ela destaca que o enfoque do seminário será plural – cultural, semiótico, histórico, e aborda a literatura em relação a outros saberes e práticas, “como, por exemplo, a chamada cultura digital, as culturas populares, a política e os poderes”.

 

Ministrante

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Maria Alzira Brum escreve em espanhol e mora há anos em países de língua hispana. Autora, entre outros, de A Ordem Secreta dos Ornitorrincos, Novela souvenir e No hacerlo. Ministra cursos e oficinas em vários países.

O curso é dirigido não apenas aos alunos e pesquisadores da área de literatura, mas também a todos os interessados em cultura, arte e pensamento contemporâneo. Durante o curso, os participantes lerão textos, assitirão vídeos e debaterão diversos temas. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Pós-graduação em Letras.

 

Seminários Avançados em Estudos Literários IV

Literatura Latino-americana atual: Obras, ideias, estratégias, transversalidades

Ministrante: Maria Alzira Brum

Datas: 17, 19 e 20 de junho

Horário: 7:30 – 12:30

Duração: 15 horas

Local: Sala 1005b – 10º andar, Ed. D. Pedro I, Reitoria

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...