logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Lançamento da terceira edição do Caderno de Ensaios da UFPR será neste sábado (20)

TOM - Caderno de Ensaios da UFPR
TOM – Caderno de Ensaios da UFPR

Está prevista para este sábado (20), a partir das 19 horas, o lançamento da terceira edição do “TOM – Caderno de Ensaios da UFPR”, elaborado pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O evento será realizado na Casa Selvática, localizada na Rua Nunes Machado, 950.

A curadoria desta edição é da professora Cristiane Souza, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (Sept). Sobre o tema do caderno – “Territórios, Deslocamentos, Hibridismos”, uma das ideias é possibilitar o entendimento do deslocamento do corpo, seu comportamento e percepções nas diferentes culturas.

Deslocamentos – “Assumir a curadoria da terceira edição do TOM – Caderno de Ensaios da UFPR me levou ao encontro com diferentes pessoas comprometidas em refletir aspectos culturais em constantes deslocamentos e, por vezes, marginalizados. Foi adentrar no coro de múltiplas vozes que não se cansam de defender a diversidade cultural e o acesso aos bens culturais”, refletiu a professora.

TOM – Sobre o tema central da publicação ela explicou: “estamos atravessando momentos de grande intolerância no que diz respeito a convivência entre diferentes crenças e culturas. A questão dos refugiados, por exemplo, expõe cotidianamente a dificuldade no acolhimento e na compreensão do outro. Outra questão que nos interessa nesta edição é contribuir para o fortalecimento do debate sobre Gênero, no sentido de ampliar a compreensão sobre expressões corporais plurais que entendemos como urgente e necessária, dado os quadros de violência que nos atingem cotidianamente.  Nossa língua para o TOM 3 é a língua da Arte e é por este viés que nos colocamos.  Logo, damos um tom, uma pincelada e uma pequena, pequena mesmo, contribuição ao assunto Territórios – Deslocamentos – Hibridismos”, completou a professora Cristiane.

Hibridismo – Desta vez, o TOM fala no hibridismo através das imagens da fotógrafa Carolina Castanho, são as vivências da fotógrafa no Brasil e no Haiti. “Escolho trabalhar com uma fotógrafa que vem registrando expressões da cultura haitiana”, lembrou a professora. A intenção de realizar os lançamentos do caderno em diferentes espaços da cidade tem em conta o estabelecimento de maior contato e diálogo com a comunidade, considerou a produtora cultural, Patrícia Salles. No sábado, o evento contará com apresentações de performances artísticas.

Objetivo – A criação de um espaço para a crítica e reflexão é o objetivo principal do “Tom- Caderno de Ensaios da UFPR”. O conteúdo da publicação consta de ensaios sobre temas específicos relacionados à Arte e à Cultura. O primeiro número da publicação abordou os festivais de Cultura por meio de textos e imagens e o segundo foi referente à temática do  “Corpo, Movimento e Performance em Transit(ação)”

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...