logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratório de Música Antiga da UFPR insere alunos do ensino fundamental no barroco com ópera “Actéon”

Inserir alunos do Ensino Fundamental I e II do Colégio Estadual do Paraná e do Colégio Sion no universo da música barroca.  Este é o objetivo da apresentação da Ópera Actéon, do compositor francês Marc-Antoine Charpentier (1643-1704), que será feita por meio de quatro encontros desenvolvidos pelos alunos do Laboratório de Música Antiga da UFPR (Lamusa).

As atividades serão realizadas no Colégio Estadual do Paraná (Ensino Fundamental II) e na sede do bairro Batel do Colégio Nossa Senhora de Sion (Ensino Fundamental I e  II) nas seguintes datas: 24 e 31 de outubro e 7 e 11 de novembro (encontro com alunos) e 1º de novembro (a Récita da Ópera Actéon).

O projeto é parte do trabalho de dissertação do mestrado intitulada “Ópera Barroca: Obra-Prima para Crianças e Jovens”, da mestranda Cristiane Alexandre, orientada pela professora Silvana Scarinci. Os alunos traçarão um paralelo entre o mito Actéon e os assuntos tratados com a realidade atual, comparando-o com a experiência pessoal de cada um e sua vivência cotidiana.

A ópera Actéon

O espetáculo tem direção geral da professora Silvana Scarinci. As assistentes de direção e a preparação vocal são Ana Luiza Vargas e Ariadne Staut. A direção cênica é responsabilidade de Leo Castilhos.

O libreto de Actéon, de autor desconhecido, é baseado nas Metamorfoses de Ovídio. Nesta versão, a história do Príncipe de Tebas, o caçador Actéon, acidentalmente descobre Diana (a deusa casta) banhando-se com suas ninfas. Actéon tenta se esconder, mas Diana, furiosa, transforma-o em cervo. Os próprios cães do príncipe perseguem-no e o destroçam. Com a aparição de Juno, descobrimos que a verdadeira causadora da tragédia foi a deusa, motivada pelos ciúmes: Actéon seria filho de Júpiter, seu marido, com Europa. A verdade revelada por Juno causa profunda dor e é lamentada pelos caçadores no coro final.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...