Imagem Padrão

Laboratório de Música Antiga da UFPR insere alunos do ensino fundamental no barroco com ópera “Actéon”

28 setembro, 2016
14:54
Por
Extensão e Cultura

Inserir alunos do Ensino Fundamental I e II do Colégio Estadual do Paraná e do Colégio Sion no universo da música barroca.  Este é o objetivo da apresentação da Ópera Actéon, do compositor francês Marc-Antoine Charpentier (1643-1704), que será feita por meio de quatro encontros desenvolvidos pelos alunos do Laboratório de Música Antiga da UFPR (Lamusa).

As atividades serão realizadas no Colégio Estadual do Paraná (Ensino Fundamental II) e na sede do bairro Batel do Colégio Nossa Senhora de Sion (Ensino Fundamental I e  II) nas seguintes datas: 24 e 31 de outubro e 7 e 11 de novembro (encontro com alunos) e 1º de novembro (a Récita da Ópera Actéon).

O projeto é parte do trabalho de dissertação do mestrado intitulada “Ópera Barroca: Obra-Prima para Crianças e Jovens”, da mestranda Cristiane Alexandre, orientada pela professora Silvana Scarinci. Os alunos traçarão um paralelo entre o mito Actéon e os assuntos tratados com a realidade atual, comparando-o com a experiência pessoal de cada um e sua vivência cotidiana.

A ópera Actéon

O espetáculo tem direção geral da professora Silvana Scarinci. As assistentes de direção e a preparação vocal são Ana Luiza Vargas e Ariadne Staut. A direção cênica é responsabilidade de Leo Castilhos.

O libreto de Actéon, de autor desconhecido, é baseado nas Metamorfoses de Ovídio. Nesta versão, a história do Príncipe de Tebas, o caçador Actéon, acidentalmente descobre Diana (a deusa casta) banhando-se com suas ninfas. Actéon tenta se esconder, mas Diana, furiosa, transforma-o em cervo. Os próprios cães do príncipe perseguem-no e o destroçam. Com a aparição de Juno, descobrimos que a verdadeira causadora da tragédia foi a deusa, motivada pelos ciúmes: Actéon seria filho de Júpiter, seu marido, com Europa. A verdade revelada por Juno causa profunda dor e é lamentada pelos caçadores no coro final.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]