logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

LAMIR ganha equipamentos e nova ala em homenagem ao professor José Manoel dos Reis Neto

A UFPR ganhou hoje mais um importante espaço para o ensino, a pesquisa e a extensão: a nova ala do Laboratório de Análises de Minerais e Rochas (Lamir), que recebeu o nome José Manoel dos Reis Neto. Doutor em Geoquímica e Geotectônica, falecido em abril de 2014, o professor José Manoel foi o idealizador e principal responsável pelo Projeto Labocal, criado em dezembro de 2010, que previa a ampliação e modernização do laboratório, com a instalação de equipamentos de alta tecnologia. Integrantes da sua família também participaram da inauguração. “A homenagem me faz acreditar nas pessoas e no Brasil. A todos, o nosso muito obrigado”, disse Patrícia, um dos três filhos de José Manoel.

A iniciativa foi tão bem sucedida que o Lamir – inaugurado em 1996, por iniciativa do professor João Biondi – se transformou em um dos mais importantes e modernos centros de pesquisa nacional na área. O laboratório recebeu investimentos de cerca de R$ 3 milhões da Petrobras por meio do seu programa de parcerias com instituições de ensino e pesquisa que atuam nas áreas de interesse da empresa.

O Lamir possui equipamentos de ponta para a análise de minerais e rochas. Imagem: Samira Chami Neves.
O Lamir possui equipamentos de ponta para a análise de minerais e rochas. Imagem: Samira Chami Neves.

Os recursos possibilitaram a ampliação do prédio anexo inicial, a construção e a reforma de salas e laboratórios, que receberam modernos equipamentos. Estes equipamentos serão utilizados tanto para o ensino dos estudantes da graduação de vários cursos (Geologia, Química, Física, Geografia, Odontologia e Medicina) quanto para o desenvolvimento de pesquisas de alunos dos cursos de pós-graduação e ainda das empresas parceiras do projeto.

Apoio a parcerias

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, parabenizou a todos pelo Lamir, agradeceu à Petrobras pelo apoio e lembrou do grande incentivo que sua gestão tem dado a parcerias com empresas interessadas em investir em pesquisa e tecnologia.  “Criar pontes é uma das atividades que a administração da UFPR mais tem feito, sempre dentro da legalidade”, disse o reitor, que elogiou o empenho de José Manoel no projeto. “Ele foi um visionário, que sempre nos empurrou para a ação. É assim que age um professor comprometido com a Educação. Tenho a certeza de que o professor José Manoel está orgulhoso do exemplo e da obra que deixou, que tem seguidores dedicados e comprometidos com seu projeto”.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, destacou três virtudes do professor: concretizar com competência seus sonhos, agregar talentos e ter uma visão de futuro que superava obstáculos. Já a coordenadora do laboratório e professora do Departamento de Geologia da UFPR Eleonora Maria Gouvea Vasconcellos, também destacou a obra do professor José Manoel. “O novo prédio coloca o Lamir em um novo patamar analítico, de reconhecida capacidade, não só da UFPR, mas de várias instituições de ensino no Paraná e no Brasil, bem como de empresas fomentadoras de pesquisas em áreas diversas“, comentou .

O diretor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, Donizeti Giusti, também destacou o fato de o professor José Manoel ter a virtude de desenvolver grandes idéias. “Ele fazia isso com grande competência”, disse. Já o vice-diretor do Setor, Pedro Faggion, e o diretor-superintendente da Funpar, Luiz de Farias, destacaram a importância da formação de parcerias para o ensino e a pesquisa.

A professora Juciara Leite, que representou o Departamento de Geologia, também detacou o trabalho de José Manoel. “O Lamir é um laboratório de alta pesquisa em áreas fundamentais das ciências geológicas “, disse. O gerente de Estratigrafia e Sedimentologia da Petrobras, Pierre Magalhães, citou a importância da parceria com a empresa. “Fico feliz de saber que os investimentos da empresa  estão dando ótimos resultados”, comentou.

“Criar pontes é uma das atividades que a administração da UFPR mais tem feito, sempre dentro da legalidade”. Imagem: Samira Chami Neves.
Zaki (centro): “Criar pontes é uma das atividades que a administração da UFPR mais tem feito, sempre dentro da legalidade”. Imagem: Samira Chami Neves.
O  Projeto Labocal, idealizado pelo professor José Manoel  dos Reis Neto (que empresta seu nome à nova ala do Lamir), foi criado em 2010.
O Projeto Labocal, idealizado pelo professor José Manoel dos Reis Neto (que empresta seu nome à nova ala do Lamir), foi criado em 2010.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...