No próximo dia 19 de abril, será inaugurado na Universidade Federal do Paraná o “Laboratório Multiterminal” do Departamento de Informática. A cerimônia está marcada para as 14h30min no Centro Politécnico da UFPR, no Saguão do Prédio da Administração.
Já estão confirmadas as presenças do Governador Roberto Requião, do Secretário Executivo do Ministério das Comunicações, Paulo de Tarso Lustosa da Costa, do Conselheiro Diretor da Anatel, Pedro Jaime Ziller de Araújo, do Secretário Estadual de Educação, Maurício Requião, do Secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi.
O Laboratório Multiterminal comportará 60 usuários, tem apenas 15 computadores e custou 50% menos do que um laboratório comum. O sistema, aperfeiçoado por pesquisadores da UFPR, permite ligar vários conjuntos de monitor, teclado e mouse num único computador. Assim, cada quatro usuários usam uma máquina, gerando economia em instalação e manutenção.
Inovação – O laboratório da UFPR é o primeiro no mundo a utilizar esta tecnologia e serve como piloto para o Paraná Digital, projeto de Inclusão Digital do Governo do Estado do Paraná. A idéia é levar laboratórios multiterminais a todas as escolas públicas da rede estadual. Ao todo serão 44 mil computadores em 2100 escolas, beneficiando diretamente 1,5 milhão de alunos.
Toda a tecnologia multiterminal foi desenvolvida em software livre, o que garante independência tecnológica, qualidade e distribuição gratuita. No Laboratório Multiterminal foram instalados 15 Pentium 4 2.26 GHZ. Na prática, cada um dos 60 terminais custou apenas 900 reais – um recorde brasileiro em barateamento de custos – e todos os usuários terão computadores rápidos e eficientes, pois cada terminal trabalha simultânea e independentemente.
Fonte: Vivian de Albuquerque
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]