logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas da UFPR completa 20 anos

laboratorio-hidrogeologica-lph-2
Imagem: Acervo ACS

Neste dia 29 de setembro, o Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas (LPH) da Universidade Federal do Paraná completa 20 anos de funcionamento. Com a realização de mais de dez mil análises de água em poços tubulares profundos, possui o maior banco de dados relacionado à composição hidroquímica das águas subterrâneas do estado do Paraná. O coordenador do laboratório é o professor Luiz Eduardo Mantovani, do Departamento de Geologia.

Além da graduação e pós-graduação de Geologia, o LPH, localizado no campus Centro Politécnico, dá suporte às pesquisas desenvolvidas em outros cursos da UFPR, como a Engenharia Ambiental, Engenharia de Bioprocessos, Química, Biologia e Engenharia Florestal. O laboratório – com uma área estrutural de mais de 500m², incluindo gabinetes de professores e salas de aula com estrutura para audiovisual – tem, ainda, cooperação técnico-científico com a unidade de pesquisa da EMBRAPA Florestas situada em Colombo, na região metropolitana de Curitiba.

laboratorio-hidrogeologica-lph-1
Imagem: Acervo ACS

O LPH também realiza análises de água sem custo para entidades beneficentes como o Lar dos Idosos Recanto Tarumã, Comunidade de Idosos Nosso Lar e Escola de Educação Especial Nilza Taruce, garantindo a total qualidade da água fornecida por tais instituições, através de monitoramento mensal. Além disso, os pesquisadores orientam os usuários destes espaços tanto para entendimento dos resultados analíticos como a respeito dos cuidados com a qualidade hídrica em vista da saúde humana, animal e preservação de ecossistemas.

No laboratório já foram produzidas 19 teses de doutorado e 41 dissertações de mestrado, realizados 22 projetos de iniciação científica, publicados 158 artigos completos em periódicos e 10 livros. Os principais projetos de pesquisa desenvolvidos envolvem análise, zoneamento e estudo de aquíferos como Guarani, Botucatu e Serra Geral.

Com informações do LPH.

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...