Para falar à comunidade universitária atual e aos ex-alunos, docentes e técnicos administrativos que frequentaram o Laboratório ao longo desse período, o evento contará com as presenças dos docentes Iglenir João Cavalli, Enilze Ribeiro, Rui Fernando Pilotto e Ives José Sbalqueiro.
Segundo a professora Enilze, inicialmente o Laboratório foi criado com o objetivo de realizar estudos sobre as alterações cromossômicas humanas, com destaque para a Síndrome de Down. Na época, em 1964, seus fundadores – Francisco Antonio Marçallo e Iglenir João Cavalli – batizaram a Unidade apenas como Laboratório de Citogenética Humana. A partir de 1987, os estudos se voltam à temática câncer, e em 1990, o grupo de pesquisadores têm como foco os tumores sólidos, em especial os de câncer de mama.
Produção Atual
Atualmente, o Laboratório acolhe diversas pesquisas e é ativo na formação de recursos humanos. Já passaram por ele 42 alunos que desenvolveram estudos para mestrado, 16 que produziram teses de doutorado, e mais de 70 estudantes durante realização de monografias de final de curso ou ligados ao programa de iniciação científica. Atualmente, em conjunto, os professores orientam cinco alunos de mestrado, cinco de doutorado e seis de iniciação científica.
Por Celsina Favorito, com informações da Aspec
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]