Jovem guatemalteca que viralizou na internet com discurso contra o populismo faz palestra na UFPR

06 abril, 2015
08:18
Por Henrique Rosso
0
Extensão e Cultura
FOTO: Libertarianismo.org

FOTO: Libertarianismo.org

O discurso de uma jovem cientista política da Guatemala, no Parlamento Iberoamericano da Juventude, em Zaragoza (Espanha), multiplicou-se na internet durante as últimas semanas. Com alcance mundial de mais de um milhão de visualizações no YouTube, a eloquência das palavras foi ainda mais além. Conseguiu provocar a reflexão e a criticidade sobre o debate político.

“O populismo ama tanto os pobres que os multiplica”, diz a guatemalteca Gloria Álvarez em um dos momentos do discurso. Pela oratória da mestre em Desenvolvimento Internacional, de 29 anos, o alastramento do populismo na América Latina ganhou voz e foco.

A partir desta semana, Gloria está no Brasil para uma série de palestras em Curitiba, São Paulo e Porto Alegre. A UFPR está entre seus destinos, por convite do grupo de estudos Liberalismo e Democracia, vinculado ao curso de Direito da Universidade.

Com o tema Populismo e Desenvolvimento Econômico na América Latina, o evento será realizado dia 8 de abril, às 10h, no Salão Nobre do prédio histórico da UFPR (praça Santos Andrade). Também participa da iniciativa André Arnt Ramos, bacharel em Direito e mestrando em Direito Civil pela Universidade Federal do Paraná, com experiência na Universidade Justus Liebig de Giessen (Alemanha), membro do grupo de pesquisa Virada de Copérnico e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Sobre Gloria
Gloria Álvarez estudou Relações Internacionais e Ciência Política na Universidade Francisco Marroquín (Guatemala), e tem mestrado em Desenvolvimento Internacional pela Universidade Sapienza de Roma. Locutora de rádio, é também diretora de projetos do Movimento Cívico Nacional da Guatemala (MCN), ONG que promove a participação cidadã informada, responsável e ativa na política nacional.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]