logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Jovem cientista política da Guatemala faz palestra na UFPR

Foto: Marcos Solivan
Foto: Marcos Solivan

O vídeo com o discurso de uma jovem cientista política da Guatemala publicado no final de 2014 teve grande repercussão na internet, tendo sido assistido mais de um milhão de vezes até o momento. Glória Álvarez falava no 1º Parlamento Iberoamericano da Juventude em Zaragoza (Espanha) sobre os males do populismo na América Latina.

Após ganhar notoriedade, Glória Álvarez começou uma viagem por países latinoamericanos, para uma série de palestras sobre o tema “Populismo e Desenvolvimento Econômico na América Latina”. Sua primeira parada foi no Brasil. Ela falou na manhã desta quarta-feira (8) no Salão Nobre do Prédio Histórico da UFPR, na Santos Andrade, para uma plateia cheia de ouvintes atentos.

O convite veio do grupo de estudos Liberalismo e Democracia, vinculado ao curso de Direito da Universidade.

Também participou do evento André Arnt Ramos, bacharel em Direito e mestrando em Direito Civil pela Universidade Federal do Paraná, com experiência na Universidade Justus Liebig de Giessen (Alemanha), membro do grupo de pesquisa Virada de Copérnico e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Em sua fala, a ativista defendeu que o populismo se opõe ao avanço dos países latinoamericanos como verdadeiras repúblicas. “Apenas um cidadão empoderado que toma consciência e tem boa auto-estima pode trabalhar por uma república e eliminar o populismo que manipula psicológica e economicamente as populações mais necessitadas de justiça”, afirmou.

Visita de Gloria Álvarez e comitiva ao gabinete do Reitor da UFPR. Foto: Leonardo Bettinelli
Visita de Gloria Álvarez e comitiva ao gabinete do Reitor da UFPR. Foto: Leonardo Bettinelli

Para Álvarez, é fundamental investir para que o jovem tenha curiosidade de conhecer mais sobre as diferentes posturas políticas e assim não sejam manipulados. Após o grande alcance do vídeo com o seu discurso em Zaragoza, a vida da guatemalteca mudou; “Abriu-se uma nova brecha em minha carreira. A vida, o destino e as pessoas me deram a oportunidade de criar laços entre diferentes grupos que buscam um novo caminho ante ao populismo, e estou fazendo o melhor para alcançar algo concreto.”

Antes da palestra, Gloria Álvarez visitou a reitoria da UFPR com uma comitiva de parceiros da Universidade. A comitiva e o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, debateram um plano de parcerias com universidades da Guatemala para intercâmbio de alunos.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...