O campus Toledo recebeu nos dias 6 e 7, o evento “Jornada de Urgências e Emergências em Obstetrícia, aprendendo na prática”, organizado pelo curso de Medicina com intuito de promover o debate e a reflexão em torno dos principais temas da área. Participaram 96 pessoas.
Foram discutidas de forma prática situações como pré-eclâmpsia e eclampsia, hemorragias, distocia do parto e outras situações graves que exigem cuidados intensivos e que colocam em risco as vidas da gestante e do feto.
As simulações foram feitas apenas por médicos e profissionais já formados. Os estudantes puderam participar como espectadores (Foto: Cristina Rodrigues)
Durante as intervenções, foram exibidos casos clínicos e simulações no Centro de Simulação Realística do Campus Toledo. A técnica representou situações do dia a dia e dificuldades enfrentadas na resolução dos casos.
Para as palestras, foram convidados profissionais renomados na área, como os médicos Marcelo Guimarães Rodrigues, Vinicius Pacheco Zanlorenci, Claudio Bednarczuk e o professor da UFPR Jam Pawel Andrade Pachnicki. Os dois dias de evento foram divididos em módulos.
O curso teórico-prático contou com parcerias da Sociedade Paranaense de Ginecologia e Obstetrícia, Secretaria Municipal de Saúde de Toledo e a empresa Laerdal Medical, que disponibilizou os simuladores de alta fidelidade e forneceu apoio técnico para representar os casos clínicos.
A diretora do campus Toledo, professora Cristina de Oliveira Rodrigues, explica que essas parcerias e eventos como a Jornada são essenciais para a UFPR: “Nós fazemos parte desta comunidade e queremos atuar como agentes de transformação, contribuindo para melhorar os indicadores de saúde”, afirma.
O evento também contribuiu para a atualização dos profissionais que já atuam na área obstétrica e ginecológica. Segundo a professora Naura Angonese, coordenadora do curso de Medicina do campus Toledo e organizadora da Jornada, o objetivo principal é “contribuir para uma melhor assistência às gestantes e seus conceptos a fim de reduzir as taxas de mortalidade materna e perinatal na região”.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]