ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Instituto Tecnológico da UFPR promove oficinas em São Paulo e Mato Grosso

Oficina de fotografia em Castilho, São Paulo
Oficina de fotografia em Castilho, São Paulo
A oficina do Programa de Educação Ambiental do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI/UFPR) discute a fotografia como proposta pedagógica nos municípios de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul e Castilho, em São Paulo. Participaram da oficina no Município de Três Lagoas, cerca de 60 professores da rede municipal de ensino, neste mês de agosto. O curso integra o projeto de Gestão Ambiental G-Pontes realizado durante a construção da ponte sobre o Rio Paraná, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A atividade é coordenada pela professora do Setor de Educação da UFPR Christiane Gioppo. Os docentes que trabalham com turmas do Ensino Infantil e Fundamental, foram estimulados a convidar seus alunos a produzir fotografias relacionadas com o tema “Água”. A intenção é oferecer aos docentes e estudantes um novo olhar para o meio ambiente no município onde vivem. Algumas das imagens produzidas pelas crianças foram discutidas, em especial, a experiência vivenciada por eles no desenvolvimento do projeto em sala de aula.

Oficina em Castilho ─ Aproximadamente 35 professores do Município de Castilho participaram também da oficina sob a orientação da professora Christiane. Lá, o tema proposto foi “(Des) construindo olhares sobre Castilho”. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os docentes da rede municipal para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica referente a questões ambientais através da fotografia.

PEA ─ O Programa de Educação Ambiental (PEA) atende a necessidade de reflexão sobre as questões ambientais de maneira interdisciplinar na sala de aula. Para isso, as oficinas trabalharam a fotografia e estimularam os docentes a explorar um novo olhar sobre o ambiente onde vivem. O projeto G-Pontes é uma parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a UFPR por meio do ITTI para a Gestão Ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais. Outra intenção é cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

ITTI ─ O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à Gestão Ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos do instituto também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...