logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva recebe Prêmio César Lattes

O professor Fernando Mezzadri, do IPIE, e o reitor Ricardo Marcelo Fonseca receberam o Prêmio César Lattes pessoalmente. Foto: Luiz Fernando Garcia Mezzadri.

O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (IPIE) recebeu na manhã desta quarta-feira, 8 de dezembro, o Prêmio César Lattes. A premiação nacional foi criada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados para reconhecer anualmente cinco trabalhos e ações de defesa e promoção da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

A cerimônia de premiação foi realizada de forma híbrida, com parte do evento ocorrendo em Brasília, no Plenário 13 da Câmara dos Deputados.  O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, e o coordenador geral do conselho de administração do IPIE, professor Fernando Marinho Mezzadri, participaram da cerimônia pessoalmente.  Para Mezzadri, receber o prêmio “foi uma emoção muito grande, são mais de 20 anos produzindo na área das Políticas Públicas para o Esporte e poder consolidar o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva com o reconhecimento nacional é muito gratificante”.

De acordo com Mezzadri, o IPIE contribui com as políticas e a gestão do esporte em entidades públicas e privadas, levantando informações sobre o esporte nos municípios. “Já conseguimos chegar a mais de 1850 municípios de 16 estados, levantamos todo o financiamento público do país desde 2002 e temos mais de 70 mil atletas e 7 mil instituições esportivas cadastradas em nosso sistema”, detalha.

IPIE

IPIE recebeu o Prêmio César Lattes pela defesa e promoção da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil. Foto: Luiz Fernando Garcia Mezzadri.

O IPIE começou em 2013 na UFPR como um projeto de pesquisa em parceria com a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte. Desde então, o projeto alimenta um banco de dados sobre o esporte no Brasil. O sistema é o mais robusto do Brasil na área, com mais de quatro milhões de dados inseridos. As informações estão disponíveis para gestores e pesquisadores ligados ao esporte.

Atualmente o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva é um órgão auxiliar do Setor de Ciências Biológicas da UFPR. O IPIE foi aprovado na universidade em 2019 para produzir, aglutinar, sistematizar, analisar e difundir informações sobre o esporte no país, além de analisar e fornecer subsídios para as políticas públicas.

O instituto segue as pesquisas com o Programa Bolsa atleta, com os Jogos Escolares Brasileiros e com a Rede Nacional de treinamento. Também desenvolve simultaneamente seis projetos de pesquisa: O Esporte que Queremos, Gestão do Esporte nos Estados e Municípios, Avaliação dos Sistemas Municipais de Esporte, Gestão das competições esportivas, Avaliação de Impacto do rendimento escolar dos bolsistas atletas e  Iniciação do Treinamento do Triathon.

pt_BRPortuguese