A página do Instagram da Universidade Federal do Paraná alcança a marca de 111 mil seguidores. O perfil foi criado pela Superintendência de Comunicação Social e Marketing (Sucom) em 2015 e se tornou ainda mais popular entre o público com o início da pandemia de Covid-19.
O superintendente da Sucom, professor Carlos Alberto Martins da Rocha ressalta que o crescimento na rede social é totalmente orgânico, ou seja, sem nenhum tipo de investimento financeiro por parte da UFPR. “Fizemos um ajuste na orientação das publicações das redes sociais oficiais, buscando maior interação com público em geral. Entendemos que neste momento da sociedade da informação seja fundamental divulgar o que se faz na UFPR e de forma mais próxima ao leitor, sem posts patrocinados”, afirma.
Conteúdo
O perfil passou por um reposicionamento de conteúdo no último ano. Até 2020 o foco era a valorização da cultura e a exaltação do orgulho em pertencer à UFPR. A postagens eram de fotos dos campi enviadas por seguidores e sobre a rotina universitária. Com o início da pandemia, a página se reposicionou e passou a realizar divulgação científica e notícias sobre a universidade. Hoje são mais de 111.oo0 seguidores.
O vídeo gravado por uma seguidora sobre a importância do investimento na Vacina da UFPR foi campeão de interações. Imagem: Reprodução/Instagram.
“A união de sensibilidade, humor e informação consolida a UFPR como parceira da sua comunidade interna e externa. Os números tornam-se ainda mais relevantes pelo motivo de que a UFPR não investe em patrocínio de postagens, o alcance é 100% orgânico. Tudo isso mostra que estamos no caminho certo, alcançando nosso principal objetivo: informar, divulgar ciência, prestar serviço, promover a aproximação e o diálogo da universidade com a comunidade”, afirma Juliana Pinheiro, relações púbicas e responsável pelas mídias sociais da UFPR.
Números
As postagens da página da UFPR registram mais de 23 milhões de visualizações. Imagem: Reprodução/Instagram.
A página conta com mais de 2600 publicações. Apenas neste ano, de janeiro até julho, as postagens do Instagram da UFPR foram visualizadas quase 23 milhões de vezes pelo público. Foram quase 20 mil comentários e mais de um milhão de likes, que é a reação que representa agrado na rede social. As publicações foram salvas mais de 27 mil vezes.
Posts de sucesso
Entre os posts com maior repercussão deste ano estão os relacionados à Vacina da UFPR. Uma publicação que divulgou informações sobre o desenvolvimento do imunizante, realizada em parceria com o laboratório de Eco Toxicologia, alcançou mais de 18 mil curtidas e foi visto mais de 90 mil vezes. Já a publicação de um vídeo de uma seguidora explicando as razões para fazer doação para a campanha da Vacina da UFPR teve alcance de 115 mil pessoas.
Clique aqui para conhecer a página.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]