Imagem Padrão

Inscrições para Escola de Futebol da parceria da UFPR e ex-atletas do Coritiba estão abertas

24 janeiro, 2017
17:39
Por
Extensão e Cultura

O projeto é desenvolvido no campo de futebol do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, em Curitiba. Imagem: Samira Chami Neves.

Já estão abertas as inscrições para a Escola de Futebol, um projeto desenvolvido desde julho do ano passado por meio de parceria da UFPR com a Confraria de Ex-Atletas do Coritiba Foot Ball Clube. O projeto destina 40% das vagas, gratuitamente, a estudantes dos ensinos médio e fundamental da rede pública. Alunos da rede privada de ensino pagam apenas uma mensalidade de R$ 100.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo portal do projeto: http://www.confrariacoritiba.com.br/. A Escola de Futebol tem 120 alunos, distribuídos em quatro turmas (às segundas e quartas-feiras e às terças e quintas-feiras, pela manhã e à tarde), e três faixas etárias  (8 a 10 anos, 11 a 12 anos e 13 a 15 anos). As aulas começam em 2 de fevereiro.

Resultados positivos

Embora tenha sido lançado há pouco mais de seis meses, o projeto já apresenta resultados positivos. “Identificamos dois alunos da categoria sub 15 que fizeram testes no Coritiba  – um goleiro e um meio de campo. Além disso, está havendo um excelente nível de treinamento dos goleiros, o que aumentou o interesse dos alunos por esta posição”, explica o coordenador do projeto, professor Anderson Zampier Ulbrich, do Setor de Ciências da Saúde.

Ulbrich aponta outro aspecto importante no projeto: a quantidade e qualidade dos materiais utilizados, fornecidos pela Confraria do Coritiba – chuteiras, bolas, cones, traves, redes, fitas para demarcar o campo, coletes etc. Os alunos custeiam apenas o material individual usado nos treinos, como camisetas, calções e meias.

Uma das inovações do projeto para 2017 será a periodização do treinamento. Os treinos serão divididos em três categorias: físicos, técnicos e táticos. A parte física será reforçada no começo e, depois, os professores vão desenvolver atividades mais intensas nas áreas técnica e tática. O projeto também vai possibilitar que os alunos participem de atividades competitivas. “Isso dará mais estímulo a eles”, explica.

UFPR cede espaço

Ex-atletas do Coritiba desenvolvem atividades técnicas e táticas com os alunos. Imagem: Samira Chami Neves.

As atividades da Escola de Futebol da parceria entre ex-atletas do Coritiba e a UFPR são desenvolvidas no campo de futebol e nas estruturas anexas do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, no bairro Cabral, em Curitiba, que receberam melhorias para acolher os estudantes. No projeto, alunos e servidores docentes e técnico-administrativos de cursos da UFPR– Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, entre outros – têm a possibilidade, de forma articulada, de aplicar seus conhecimentos científicos e de contribuir para a formação integral de cidadãos. Ex-atletas do clube também contribuem com o projeto transmitindo seus conhecimentos táticos e técnicos aos alunos.

 

 

 

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]