Com o objetivo de incentivar os aposentados a realizarem exercícios para melhoria da qualidade de vida, a Seção de Promoção à Saúde do Servidor (SPSS) da Universidade Federal do Paraná lança o projeto Fisioterapia Preventiva, Saúde e Longevidade. Para receber os vídeos com orientações pelo celular, é preciso preencher este formulário. O prazo de inscrições termina na sexta-feira, 24 de setembro.
Os interessados receberão orientações sobre a importância de realizar atividades físicas para prevenir doenças e evitar ou amenizar perdas funcionais associadas ao envelhecimento. Em uma série de nove vídeos, os fisioterapeutas da SPSS, Fernanda Gaideski e Marcos José Batista, trabalharão mobilidade, flexibilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, postura, respiração e circulação. Além do incentivo à atividade física através dos exercícios, o projeto prevê orientações sobre cada tema e como adaptar a prática ao tempo e realidade corporal de cada um.
Os nove vídeos serão enviados durante quatro semanas, pelo aplicativo Whatsapp. Somente na primeira semana serão enviados três vídeos, sendo o primeiro com a apresentação e explicação do projeto. Os vídeos seguintes – dois por semana – terão sugestões de exercício e orientações de como incluir a prática de acordo com a realidade corporal e o tempo de cada um.
A SPSS faz parte da Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor (CAISS), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). A unidade tem como missão oferecer um conjunto integrado de ações educativas, de sensibilização e conscientização quanto a melhoria no estilo de vida dos servidores. Esta é a primeira ação estruturada especialmente para os aposentados, considerando as especificidades de vida e saúde na faixa etária dos 60+. A intenção é que esta seja a primeira de uma grade de atividades voltadas aos aposentados.
Serviço:
Projeto Fisioterapia Preventiva, Saúde e Longevidade
Inscrições: até sexta-feira, 24 de setembro
Público-alvo: Servidores aposentados da UFPR
Formulário de inscrição: preencha aqui
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]