Informática inaugura novas instalações

13 setembro, 2013
20:16
Por
0
UFPR

Reitor Zaki Akel Sobrinho, engenheira civil Karoline Richter, vice-chefe Fabiano Silva e diretor Marcos Sunye - Foto: Marcos Solivan


Novos laboratórios de pesquisa, gabinetes de professores e espaços para estudantes foram apresentados na inauguração do prédio do Departamento de Informática, no Centro Politécnico, na quinta-feira (12).

A reforma, de 300m², abrangeu trocas de forro e piso, reestruturação de salas, instalação de divisórias para criação de laboratórios, rede elétrica e lógica, com custo de R$309 mil. Ao todo, são quatro novos gabinetes para professores, quatro para alunos de doutorado e quatro laboratórios para o Programa de Pós-Graduação em Informática.

Além disso, a passarela do prédio foi completamente revitalizada e transformada em espaço de estudos para os alunos de graduação dos cursos de Informática Biomédica e Ciência da Computação. A reforma do espaço, de 107m², custou R$192 mil e agora dispõe de mesas, cadeiras, tomadas e rede de internet para os alunos. A obra completa levou menos de três meses para ser entregue pela Prefeitura da Cidade Universitária (PCU).

Antiga passarela agora é espaço de estudos para alunos da graduação - Foto: Marcos Solivan


Em uma instituição centenária, contou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, além da construção de novos edifícios, o movimento de manutenção e reparação de prédios é grande e necessário. “É preciso fazer expansão com excelência acadêmica, preparo e planejamento. A reforma trará mais estímulo para as pessoas, com espaços para pesquisa, permanência de docentes e pós-graduandos e excelência acadêmica da graduação”, disse Zaki Akel.

O vice-chefe do Departamento de Informática, Fabiano Silva, falou da parceria entre departamento, curso de Informática Biomédica, direção do setor e Reitoria em prol da conquista do espaço, criando uma situação de trabalho mais confortável a todos. O diretor do Setor de Ciências Exatas, Marcos Sfair Sunye, ressaltou o esforço da PCU, tanto no acompanhamento dos projetos quanto na adequação dos ambientes de trabalho. “Isso é respeito ao trabalho, com ocupação de espaços pelos alunos, e aponta o que será o futuro, com todos trabalhando juntos, em redes sem fio”, afirmou Sunye.

A estrutura física deve melhorar. Durante a inauguração, o reitor anunciou que até março de 2014 o novo prédio do Setor de Exatas deve estar em funcionamento.

Veja aqui mais fotos da inauguração.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]