logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Índice Paranaense de Atividade Econômica analisa evolução da economia do estado

O IPAE-UFPR será divulgado a cada três meses no site da Revista Economia & Tecnologia. Foto: Rodrigo Juste Duarte

 

A Revista Economia & Tecnologia, publicada pelo Departamento de Economia da UFPR, divulgou o Boletim nº 1 do Índice Paranaense de Atividade Econômica (IPAE-UFPR), que mensura o desempenho econômico do 3º trimestre de 2014 no estado.

O índice permite acompanhar a evolução da economia do Paraná. “Dessa forma, o índice cobre uma lacuna ao divulgar para a sociedade a trajetória na qual a economia paranaense se encontra, contribuindo para a tomada de decisão não só de empresários como de formuladores de política pública”, informa a publicação.

O indicador compreende uma média ponderada dos índices das atividades agricultura, pecuária, indústria e comércio. A análise teve início no primeiro trimestre de 2002.

O IPAE-UFPR será divulgado a cada três meses no site da Revista Economia & Tecnologia, onde também estarão disponíveis as notas técnicas e metodológicas, textos de análise, planilhas e gráficos. No site, também é possível consultar o índice de cada um dos setores de atividades.

De acordo com o estudo, o Índice Paranaense de Atividade Econômica apresentou sinais de recuperação no terceiro trimestre de 2014. O crescimento foi de 1,3% em relação ao segundo trimestre do ano na série com ajuste sazonal. Com isso, interrompeu-se o quadro de recessão caracterizado pelas variações negativas do IPAE-UFPR observadas nos últimos três trimestres. Entretanto, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o IPAE-UFPR para o terceiro trimestre de 2014 teve redução de 2,5%.

O IPAE-UFPR passou também a contemplar um número maior de atividades de serviços. Os setores com maior crescimento no trimestre foram a agricultura e a indústria.

Por Helen Mendes

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...