Incubadora Tecnológica recebe certificado de gestão

04 março, 2022
15:33
Por
0
Extensão e Cultura

A Incubadora Tecnológica da UFPR recebeu a certificação nível 1 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), uma plataforma de referência que visa promover a melhoria nos resultados das incubadoras de diferentes setores. O nível 1 garante uma gestão efetiva, especialmente em prospecção e seleção de ideias inovadoras para negócios bem-sucedidos e possibilita que as empresas incubadas e já graduadas participem de editais públicos e privados.

A avaliação foi realizada em duas etapas. A primeira foi em dezembro de 2021 com auditoria dos processos e práticas. Em fevereiro deste ano, a confirmação da certificação foi feita por avaliadores da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em uma banca de validação.

Para o Coordenador da Incubadora Tecnológica da UFPR, professor Pedro Henrique Gonzalez de Cademartori, a conquista da certificação Cerne 1 é um passo para aprimorar a gestão da Incubadora, auxiliando as incubadas a prosperarem no mercado. O superintendente da SPIn, professor Helton José Alves, destaca que a certificação aumentará a visibilidade e a competitividade da Incubadora Tecnológica da UFPR, melhorando a qualidade na gestão do negócio e na prestação dos serviços.  O Diretor da Agência de Inovação, Leonardo Fadel Cury ressalta que “a qualificação da nossa incubadora (…) é uma conquista coletiva de uma equipe comprometida, que encarou com determinação a missão de buscar novos caminhos para o empreendedorismo na UFPR.”

Incubadora Tecnológica da UFPR

A Incubadora Tecnológica da UFPR iniciou as atividades em 2008 e atualmente está vinculada à Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn), criada em junho de 2021. O objetivo é apoiar negócios pequenos em fase de desenvolvimento com algum grau de inovação em seus produtos e serviços. O foco é oferecer infraestrutura, espaço físico colaborativo, suporte técnico, facilitação nos processos de desenvolvimento de inovações e da gestão, além de treinamentos, mentorias e conexões com possíveis parceiros.

A Incubadora Tecnológica da UFPR já graduou oito empresas e atualmente conta com outras oito empresas incubadas. Um novo Edital de Incubação está programado para lançamento no primeiro trimestre de 2022.

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]