logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Incubadora de cooperativas da UFPR recebe professor em intercâmbio com universidade argentina

Nas primeiras semanas de abril, a ITCP recebeu o professor Cesar Abel Gomez. Formado em sociologia Cesar leciona na Universidade del Nordeste na província de Chaco- Argentina e esteve no Brasil através programa de Mobilidade Acadêmica da Associación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), pelo comitê Acadêmico de Processo Cooperativos e Associativos – PROCOAS em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Paraná, ITCP – UFPR.

Atividade com o professor Cesar Abel Gomez da Universidade del Nordeste na província de Chaco - Argentina
Atividade com o professor Cesar Abel Gomez da Universidade del Nordeste na província de Chaco – Argentina

Durante sua visita ao país, Cesar participou de diversas atividades relacionadas com o tema do Comitê PROCOAS e de sua pesquisa de mestrado intitulada “ As Estratégias Territoriais nas organizações indígenas na província de Chaco-Argentina”, que tem como objetivo a comparação entre sistemas de administração de terra de diferentes tribos indígenas na região norte da província.

Com agenda completa, o professor participou da reunião da Rede de Incubadoras do Paraná – RIU-Paraná, e também da Conferência Estadual de Assistência Técnica de Extensão Rural – ATER, fase preparatória para a 2° Conferência Nacional de ATER que que ocorrerá em Brasilia-DF.

Na UFPR o Prof. Cesar participou de atividades junto ao Curso de contabilidade, nas atividades da ITCP e MADE, momentos em que compartilhou as experiencias realizadas na Argentina. Além disso, o professor teve a oportunidade de visitar um dos projetos desenvolvidos pela ITCP no Vale do Ribeira, na Associação de Produtores Rurais de Tunas do Paraná – APROTUNAS, o qual foi acompanhado pelos coordenador e vice- coordenador Luiz Panhoca e Denys Dosza respectivamente.

Em suas considerações finais Cesar comenta:

“A experiencia de compartilhar um espaço de discussão em torno de interesses em comum, serviu para ter uma perspectiva diferente sobre o vínculo entre nossas universidades, isso permite uma visão que busca associar a região nordeste da Argentina a região sul do Brasil, a partir de processos sociais que evidenciam semelhanças. Muitas vezes nossas universidades reproduzem dinâmicas orientadas por tradições institucionais que ofuscam esses intercâmbios. Essa experiência contribui como uma forma de questionar essas inércias.”

“A existência de um espaço institucionalizado como a ITCP, assim como a existência de um programa de bolsas para estudantes, é uma evidencia da importância que une a UFPR e a extensão como parte da formação dos estudantes.”

Fonte: http://www.itcp.ufpr.br/?p=1283

por Lorraine Dias (do ITCP)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...