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Implantação do SEI no próximo dia 9 contribuirá para a redução do uso de papel na UFPR

O SEI é um dos produtos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Foto: Marcos Solivan
O SEI é um dos produtos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Foto: Marcos Solivan

A partir da próxima sexta-feira (09), todos os novos processos e documentos (ofícios, memorandos, ordens de serviço, etc.) somente poderão ser abertos, assinados e tramitados na UFPR por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Na mesma data, no período noturno, o sistema SIE-Protocolo será desativado. Contudo, os processos que forem abertos, até esse dia, na ferramenta antiga poderão continuar no SIE ou ser digitalizados e inseridos no SEI a qualquer momento. A assinatura eletrônica utilizada por login e senha será considerada válida para o novo sistema.
No Complexo Hospital de Clínicas (CHC), a utilização do SEI será iniciada pelos processos relacionados à gestão de pessoas. A nova ferramenta tem o objetivo de modernizar a gestão de documentos digitais e processos eletrônicos, viabilizar a transparência, a economicidade na produção de processos em meio digital e facilitar o acesso a informações para a satisfação dos usuários. A partir do dia nove de dezembro, o SEI pode ser acessado, preferencialmente pelo navegador Mozilla Firefox, no link https://sei.ufpr.br/. 

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O SEI promove a economia do dinheiro público, reduzindo o uso do papel como suporte físico para documentos institucionais.

O sistema SEI foi adotado pelo Governo Federal para unificar a movimentação de processos administrativos e financeiros. Por meio dele os processos passarão a ser tramitados entre unidades da UFPR de maneira totalmente digital e, futuramente, também entre os órgãos da Administração Pública Federal.

Sustentabilidade
Além disso, a implantação do SEI é uma das medidas que a UFPR tomou para reduzir a utilização de papel. Diversos setores da instituição já adotaram a digitalização de processos. Sistemas desenvolvidos pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) minimizaram o número de impressões e a utilização de documentos físicos, dando agilidade ao usuário e diminuindo a produção de resíduos. Dentre eles, destacam-se o Sistema de Controle de Frota (Siconf), que automatizou todo o processo de agendamentos da Central de Transportes (Centran); o Oráculo, que reúne os chamados de atendimento do próprio CCE, possibilitando acompanhamento dos pedidos e avaliação do atendimento; O Sistema de Gestão da Extensão Universitária (Sigeu), que permite o registro das propostas e relatórios de extensão, além de formalizar os mecanismos de prestação de contas; e o Sistema Integrado de Gestão de Acordos (Sigea), que disponibiliza para a comunidade todo o histórico de acordos e contratos firmados pela UFPR. Também contribuem para a sustentabilidade o Portal do Aluno e o Portal do Professor; o processo de inscrição no Programa de Iniciação à Docência (PID), que foi totalmente informatizado; e o sistema de frequência de funcionários, que passou a ser digital. Ademais, a correção de provas do vestibular já está sendo feita de forma eletrônica.

Para maiores informações, é possível enviar e-mail para os seguintes endereços eletrônicos: sei@ufpr.br, qgsei@ufpr.br, equipesei@ufpr.br, junglos@ufpr.br. Ou entrar em contato por meio dos telefones: (41) 3360-3316, (41) 3360-3333. Novidades na página do SEI: http://www.ufpr.br/sei/.

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