logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

II Semana de Educação Aberta comemora 15 anos de Educação a Distância na UFPR

22849968647_e05a992585_z
Educação a distância e recursos educacionais abertos são os principais temas do evento, que vai até o dia 24. Foto: Marcos Solivan

Teve início na manhã de hoje (23) a II Semana de Educação Aberta, evento que comemora os 15 anos da Educação a Distância (EaD) na UFPR e o primeiro ano do Programa Recursos e Práticas Educacionais Abertas (REA Paraná).

A coordenadora de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead) e coordenadora do Programa REA Paraná, Marineli Joaquim Meier, destacou as diversas parcerias feitas, tanto com outras entidades quanto dentro da UFPR, para a iniciativa de Educação a Distância. Entre as ações desenvolvidas pela UFPR na área, está a oferta de disciplinas de educação híbrida. “Nós começamos em 2014 com poucas disciplinas, e hoje estamos com quase 200 sendo ofertadas nessa modalidade”, afirmou Marineli.

23244119835_84e43b8082_z
Homenagem à Maria Elvira Melo dos Santos, da Unidade Acadêmica Pedagógica. Foto: Marcos Solivan

A coordenadora do Cipead e o reitor da UFPR fizeram uma homenagem à servidora Maria Elvira Melo dos Santos, da Unidade Acadêmica Pedagógica, representando as pessoas que têm feito parte desse processo nos últimos 15 anos. “Nesses 16 ou 17 anos em que estive no Nead, hoje Cipead, sempre vesti a camisa da Educação a Distância, acredito muito nela”, disse Maria Elvira, que recebeu a homenagem com surpresa.

O secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio José Arns, participou da solenidade, e falou sobre a interação entre a universidade e a sociedade. Ele disse que o Estado e as empresas são consumidores do conhecimento das universidades: “Mas temos que ser demandadores de material, e demandar da UFPR um conjunto de iniciativas que a universidade pode oferecer à comunidade em função de sua história e conhecimento. A Universidade Federal tem o conhecimento e a estrutura; um dos maiores desafios é aproximar cada vez mais a universidade dos desafios da sociedade”, afirmou Arns.

A pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, Maria Amélia Sabbag Zainko, falou sobre as mudanças e os desafios da caminhada da educação a distância. “Hoje nós vivemos a revolução digital, que nos faz repensar a sala de aula, que é a maneira mais tradicional de fazermos o ensino, e a perspectiva de incluir mais alunos”, ponderou. “A EaD está na caminhada para garantir a possibilidade de colocar a serviço dos alunos e da sociedade aquilo que produzimos”, afirmou a pró-reitora.

Para o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, os desafios ainda são grandes, “mas cada vez mais temos novos parceiros. Assim podemos avançar bastante nessa estratégia que envolve não só a educação, mas todas as áreas do conhecimento que a Universidade pretenda tocar para alcançar as metas ambiciosas que impusemos em nosso Plano Nacional de Educação”, avaliou Mulinari.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, refletiu sobre o papel da Universidade em tempos de mudanças cada vez mais aceleradas. “Como conseguiremos preparar melhor os jovens para a vida, para o mercado de trabalho, para tornarem-se agentes de transformação social – como é o papel da nossa Universidade? Como vamos receber alunos que estão absolutamente interligados e tocados pelas tecnologias da comunicação e informação, e, ao mesmo tempo, transformar todo o nosso arcabouço de conhecimento em algo que lhe seja acessível, mas, sobretudo, motivante?”, questionou Akel Sobrinho.

Também participou da cerimônia de abertura do evento o coordenador de Tecnologia na Educação da UTFPR e coordenador coordenador do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos na UTFPR, Henrique Oliveira da Silva.

A abertura do evento foi realizada no Auditório Prof. Ulysses de Campos, no Campus Jardim Botânico da UFPR. Após a solenidade de abertura, duas mesas-redondas abordaram a trajetória da EaD no Paraná e a experiência dos Recursos Educacionais Abertos. No dia 24, serão ministradas diversas oficinas relacionadas aos temas do evento. Para mais informações, acesse a página do Cipead.

Veja mais fotos da abertura da II Semana de Educação Aberta neste link.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...