ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

II Encontro de Pesquisa por/de/sobre Mulheres está com inscrições abertas até 21 de maio

Ficam abertas até 21 de maio as inscrições para o II Encontro de Pesquisa por/de/sobre Mulheres, que acontecerá nos dias 18 e 19 de junho, na Faculdade de Direito da UFPR, em Curitiba. A participação é gratuita.

Bárbara Mendonça Bertotti, uma das organizadoras do evento, explica que o principal objetivo é divulgar trabalhos acadêmicos e profissionais de relevância no contexto do(s) feminismo(s) e estudos de gênero com abordagem interseccional – envolvendo outras categorias de análise como classe, raça, etnia, sexualidade e gerações. “A expectativa é que seja um evento com proporções maiores que a primeira edição, já que a submissão de trabalhos não é exclusiva para mulheres, e também pela acessibilidade que será proporcionada por meio dos intérpretes de Libras”.

Assim como ocorreu na primeira edição do encontro, a organização espera contar com pesquisadoras e pesquisadores de vários estados brasileiros e promover discussões e reflexões importantes nas dez áreas temáticas. Em 2017, o evento teve 35 comunicados apresentados por mulheres de cinco estados da federação e 14 instituições de ensino.

Há três modalidades de participação no evento: envio de comunicados científicos, envio de artigos científicos para o I Concurso de Artigos Científicos “Instituto Política por/de/para Mulheres” ou como ouvinte. As inscrições e edital estão disponíveis por meio do link: https://www.even3.com.br/pesquisaemulheres.

Áreas temáticas

As dez áreas temáticas do encontro são: Participação das Mulheres na Política, Gênero e Representação Política; Políticas Públicas para Mulheres e Políticas Públicas de Gênero; Mulheres, Gênero, Mídia e Comunicação Política; Mulheres, interseccionalidades, história, ciência e linguagem; Mulheres, Gênero, Corpos e Subjetividades nas questões de saúde; Mulheres, Migrações, Acessibilidade e o Direito à Cidade; Mulheres e Direitos Fundamentais: limites e avanços nas teorias e nas práticas políticas; Intersecções Raça/Etnia, Gênero, Classe e Sexualidade: suas múltiplas faces no conhecimento e nas práticas; Avanços, desafios e conflitos contemporâneos dos movimentos e das teorias feministas; Violências mal-ditas: Racismo Institucional, Feminicídios e Trans-Lesbo Homofobias.

O II Encontro de Pesquisa por/de/sobre Mulheres é organizado conjuntamente pelo Grupo de Pesquisa Política por/de/para Mulheres, pelo Instituto Política por/de/para Mulheres e pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL). Há também uma parceria com o Departamento de Letras Libras da UFPR, que, por meio de seus intérpretes, fará a tradução de todo o evento para Libras.

Grupo POLÍTICA POR.DE.PARA MULHERES: https://www.facebook.com/politicamulheres/

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...