A coordenação do curso de Tecnologia em Produção Cênica, com apoio do Centro Acadêmico de Produção Cênica, promove o I Seminário de Tecnologia em Produção Cênica nos dias 16, 19 e 20 de março, das 19h às 22h40. O evento será realizado no auditório da Administração do setor de Tecnologia, no Centro Politécnico.
A abertura do evento será marcada por uma master class com os professores Tiago Porteiro, da Universidade de Évora, de Portugal, e Jorge Parente, da Escola Science-Po e Enact, da França. Em seguida, haverá um debate mediado pelo professor Jean Carlos Gonçalves (UFPR). Os palestrantes apresentarão suas experiências no campo profissional, com ênfase no trabalho desenvolvido na oficina “Do Corpo e da Voz à Composição Cinética”, que será realizada também até terça-feira (20), na sala da Companhia de Teatro PalavrAção da UFPR.
Na segunda-feira (19), está programada a mesa-redonda “Produção Cênica ─ condições e meios”, com a presença de Luciano Lacerda, criador da revista Quixote e coordenador executivo do Gabinete de Gestão Integrada de São José dos Pinhais; dos produtores culturais de Curitiba, Marcelo Miguel, da Quixote Produções Culturais, e Tatyane Ravedutti, do Sesc/PR e de Márcia Moraes, professora da FAP e Cia. Senhas de Teatro. A mediação será do professor Ary Giordani, da UFPR.
O Seminário encerra suas atividades na terça-feira (20) com o tema “Cenografia e Cenotécnica ─ a arquitetura da cena”, com a participação de Ismael Scheffler, professor do curso de pós-graduação em Cenografia da UTFPR; Luciana Falcón, estilista e cenógrafa e Andressa Ferrari, cenógrafa, bacharel em Artes Cênicas e Arquiteta). A professora Soraya Sugayama, da UFPR, fará a mediação.
As inscrições para o Seminário já estão encerradas, mas é possível participar como ouvinte. Os participantes previamente inscritos deverão comparecer ao local do evento e apresentar o comprovante de pagamento da taxa de adesão, lembrando que de acordo com resolução da UFPR, terão direito a certificado de 11 horas somente os acadêmicos que cumprirem 90% das atividades propostas.
Com informações de Luciano d’Miguel, do Centro Acadêmico de Produção Cênica