I Seminário da Saúde Mental da Casa IV terá conferências e mesas redondas no dia 27

22 setembro, 2017
16:26
Por
0
UFPR

O Centro de Atenção à Saúde IV (Casa IV) da UFPR realiza na próxima quarta-feira (27), em Curitiba, o seu I Seminário da Saúde Mental, dentro da temática do Setembro Amarelo, campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV) que busca prevenção contra o suicídio. A programação começa às 9 horas, com encerramento às 17 horas.

Estão previstas conferências e mesas redondas sobre aspectos relacionados à saúde mental, visando a comunidade universitária (professores, alunos e servidores), mas que acabaram interessando um público maior.

As conferências abordarão o impacto da qualidade da saúde mental para a qualidade de vida (manhã) e os distúrbios do sono (tarde).

Já as mesas redondas tratarão do tema das dificuldades emocionais do ponto de vista da comunidade universitária (manhã) e o problema social representado pelo suicídio (tarde).

De acordo com o coordenador da Casa IV, Luiz Arilton Vieira, os temas abordados no seminário refletem as demandas da própria instituição, que atua como centro de referência no atendimento de saúde mental na comunidade universitária. “Sendo assim, pensamos: por que não falar sobre saúde mental de forma abrangente?”, conta.

As inscrições já estão esgotadas, mas é possível ser incluído em uma lista de espera. O seminário ocorrerá na Casa IV, que fica no Campus Agrárias (R. dos Funcionários, 1540, no bairro Cabral).

Programação

9 horas – Abertura

9h15 – CONFERÊNCIA I: Saúde mental e qualidade de vida, com a psicóloga Samantha de Toledo Martins Boehs  (Casa 4)

10h30 – MESA REDONDA I: Transtornos psiquiátricos e dificuldade emocionais na comunidade universitária, com os participantes: psicólogas Lúcia Maria de Oliveira Santos (Casa 4) e Elaine Cristina Schmitt Ragnini  (Departamento de Psicologia da UFPR); e a psiquiatra Carmen Lúcia Schettini (Casa 4).

13h30 – CONFERÊNCIA II: Distúrbios do sono, com o psiquiatra João Guilherme Fiorani Borgio (Casa 4).

15h30 – MESA REDONDA II: Conversando sobre o suicídio, com a psicóloga Sandra Fergutz Batista (conselheira do CRP/PR), a psiquiatra Sabrina Stefanello (Departamento de  Medicina da UFPR) e a enfermeira Silvia Rocio da Silva (Progepe/UFPR).

17 horas – Encerramento

Mais informações pelos telefones (41) 3350-5776 e 3350-5777.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]