

O Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR inaugurou hoje (29) seu novo Centro Administrativo (CA) que reunirá a Divisão Administrativa Financeira, Divisão de Gestão de Pessoas e ampliará o Setor de Suprimentos. Desde a fundação do HC, em 1961, até abril de 2016, o espaço abrigava a lavanderia do hospital. Com o processo de terceirização, os serviços passaram a ser realizados fora da instituição, gerando uma economia direta de 50% em todo processo, disponibilizando espaço e viabilizando a estruturação do novo Centro Administrativo.
Com um total de 569,80m2, a adequação da antiga lavanderia permitirá que 72 funcionários de duas casas que funcionam foram do prédio central do hospital passem a trabalhar dentro da instituição. Com isso, o CHC economizará cerca de R$ 260 mil por ano com o pagamento de alugueis. Além de centralizar as atividades processuais em um único lugar, o CA proporcionará agilidade aos serviços e gerará uma economia com aluguéis e custos fixos de cerca de R$ 260mil por ano, que será contingenciado para a área assistencial.
Graciela Inês Bolzón de Muniz, vice-reitora da UFPR, destacou a importância da universidade poder contar com parceiros da comunidade, principalmente diante de cortes de verbas que inviabilizam a ação da instituição com recursos próprios. “É uma injeção de ânimo para nossa instituição. É um modelo de trabalho e parceria que precisamos aprender a seguir. Os Amigos do HC, que realizaram a doação, contribuem muito para este hospital melhorar sua estrutura, o atendimento e a agilidade na diminuição das filas do SUS. Isso demonstra que a comunidade, direcionada, em parceria com a universidade, podem auxiliar o país nessa crise”.
A Superintendente do HC, Claudete Reggiani, lembrou que a obra extrapola os benefício financeiros, pois permite aproximar os servidores dessas unidades da estrutura do CHC, otimizando processos administrativos, a logística, integração e acolhimento.
Carlos Andre Bairros, chefe da Unidade de Liquidação e Despesa da Divisão Financeira, será um dos servidores que a partir de segunda-feira (3) passa a ocupar o novo espaço. Para ele a mudança facilita e agiliza os processos, uma vez que não há mais barreirar físicas, além disso “melhora a qualidade do trabalho para o funcionário e para a comunidade”. Bairros também destacou a importância da economia anual com a extinção do aluguel dos antigos espaços: “esse recursos poderá ser direcionado para a atividade fim do hospital, para o paciente”.
As obras de adequação do espaço foram feitas por meio de doação
Para a obra ficar pronta cerca de R$700 mil foram investidos por meio de doação da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. Nesse valor, estão inclusos os serviços de obras civis (R$560.253,34), incluindo reforma e criação de novos sanitários, cabeamento de informática (R$88.000,00) e aquisição de materiais para confecção de móveis sob medida (R$40.000,00). As 32 mesas, 20 armários e 7 balcões foram todos confeccionados pelo Serviço de Marcenaria do Setor de Infraestrutura Hospitalar do HC. Ainda serão reaproveitados vários móveis e computadores já utilizados nos espaços anteriores.