logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Hospital do Trabalhador comemora 70 anos

Foto: Samira Chami Neves/ Sucom
Foto: Samira Chami Neves/ Sucom

Com uma festa que reuniu a comunidade, servidores, autoridades e diretores de várias gestões, o Hospital do Trabalhador celebrou esta semana seus 70 anos. Fruto da parceria entre a UFPR/FUNPAR, o governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba, o hospital é referência no atendimento a acidentados, área em que funciona também como unidade escola para alunos da UFPR,e já realizou mais de 3,1 milhões de atendimentos desde 1997, quando recebeu a atual denominação.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, participou da comemoração, que teve bolo, parabéns tocado pela banda da polícia militar e um abraço coletivo no hospital. “Temos orgulho de fazer parte da história do Hospital do Trabalhador, que é fundamental para os nossos professores e na formação dos nossos estudantes”, afirmou.

O hospital foi inaugurado em 1947, como Sanatório Médico Cirúrgico do Portão, dedicado ao tratamento da tuberculose, e nessa fase tornou-se referência nacional na área de cirurgia torácica. Na década de 1980 ganhou a denominação de Hospital Geral do Portão, passando, na década seguinte, ao atendimento ao trauma, saúde do trabalhador, infectologia e materno-infantil, além de inaugurar o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio-Palatal (Caif).

Em 1997, após convênio entre a Universidade Federal do Paraná, Funpar e secretarias estadual e municipal de saúde, ganhou o nome de Hospital do Trabalhador, e é reconhecido como um dos melhores serviços de trauma do país. É apontado pelo ministério da saúde como um modelo bem-sucedido de gestão para o setor hospitalar do SUS – Sistema Único de Sáude, atendendo patologias de grande impacto e relevância social, como tuberculose e Aids.

O HT é importante também por ser escola. Em parceria com a UFPR, estudantes de graduação e de pós-graduação, também profissionais, médicos e professores da área de saúde têm no local um campo fértil para aprender, ensinar, produzir e repassar conhecimentos.

De acordo com o diretor-geral do HT, Geci Labres de Souza Júnior, o segredo do sucesso do hospital está no quadro de funcionários, que hoje conta com mais de 1,6 mil profissionais. “Temos uma equipe extremamente comprometida com a qualidade do atendimento à população e com a evolução contínua deste hospital. E os que já passaram por aqui e dedicaram a vida em prol desta estrutura, que hoje é reconhecida nacionalmente pela excelência dos serviços prestados”.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...