logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Hospital de Clínicas e UFPR são homenageados pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná

Programa Separando Juntos na UFPR recebe homenagem do Ministério Público do Trabalho juntamente com outras instituições Foto: Leonardo Bettinelli
Programa Separando Juntos na UFPR recebe homenagem do Ministério Público do Trabalho com outras instituições Foto: Leonardo Bettinelli

O Hospital de Clínicas e o Programa Separando Juntos na UFPR foram homenageados pelo Instituto Lixo e Cidadania, órgão vinculado ao Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT). A cerimônia aconteceu na sede do MPT, na manhã desta quinta-feira (7).

Coordenado pela Divisão de Gestão Ambiental (DGA) da Superintendência de Infraestrutura, o Programa Separando Juntos é desenvolvido desde 2002 e objetiva o gerenciamento integrado de resíduos da UFPR – orgânicos, inorgânicos, de saúde, perigosos, rejeitos etc.

O pró-reitor de Administração da UFPR, Edelvino Razzolini Filho, representou a Reitoria na cerimônia, e parabenizou a Divisão de Gestão Ambiental. “Pouca gente sabe, mas a UFPR nasceu de costas para a cidade de Curitiba e de frente para um lixão”, disse Razzolini Filho, se referindo ao terreno onde hoje se situa a Praça Santos Andrade, que à época da fundação da Universidade (1912), abrigava o aterro sanitário de Curitiba. “Portanto, desde as nossas origens, temos um compromisso muito grande com a questão dos resíduos”, afirmou.

O pró-reitor também contou que a UFPR trata da questão do meio ambiente e da sustentabilidade em todos os seus cursos. A comunidade acadêmica da UFPR é formada por cerca de 80 mil pessoas que passam diariamente por todas as unidades presentes em todo o estado. “É um desafio gigantesco para essa pequena equipe conscientizar essa diversa população”, afirmou. “Mas o mais importante é a geração de conhecimento, os investimentos em pesquisa, os núcleos interdisciplinares que se preocupam em achar soluções para que a nossa sociedade seja melhor”, apontou o pró-reitor.

A gestora ambiental Regina Célia Zanelatto, responsável pela DGA, disse na cerimônia que a Universidade tem o objetivo de criar um centro de triagem de resíduos sólidos. “[O centro de triagem] vai possibilitar quantificar e qualificar diariamente esses resíduos e repassar de forma ideal aos catadores. É um sonho de modelo de gestão ambiental.”

Maria José de Oliveira Santos, a Lia, é catadora de recicláveis desde os dez anos de idade. Representando a Catamare (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Curitiba), ela disse que a UFPR é uma grande parceira da Cooperativa. “Eles levam o material direto para a gente no barracão, não precisamos sair fazer a coleta”, disse Lia, que também contou que os catadores são convocados para trabalhar quando há festa de estudantes na UFPR.

Passam pelo Hospital de Clínicas cerca de 11 mil pessoas todos os dias. Os resíduos recicláveis que são mandados para a cooperativa passam por um processo de separação que evita que qualquer material contaminante chegue à associação.

Foram homenageadas também outras instituições públicas que colaboram com o Instituto Lixo e Cidadania.

Resíduos sólidos

Um dos programas desenvolvidos no projeto é o de reciclagem de resíduos sólidos, executado em cumprimento ao Decreto 5940/1996. Este decreto prevê o repasse e a doação de materiais recicláveis para cooperativas de catadores.

Apenas entre 2009 e 2015, o programa repassou à Catamare (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Curitiba) 1,2 milhão de tonelada de material, que renderam à organização receita de R$ 541 mil. Foram beneficiadas cerca de cem famílias, que tiveram sua renda melhorada.

O Instituto Lixo e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos que objetiva a transformação socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis e suas famílias. Outro objetivo é erradicar o trabalho de crianças e adolescentes na coleta e triagem dos materiais recicláveis. Tem sede em Curitiba e foi fundado em 8 de julho de 2003 para gerenciar e executar ações deliberadas nas reuniões plenárias do Fórum Lixo & Cidadania do Paraná.

Veja mais fotos do evento no Flickr da Assessoria de Comunicação Social da UFPR: Link

Por Aurélio Munhoz e Helen Mendes

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...