logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Hospital de Clínicas da UFPR recebe doação de equipamentos para tratamento de Covid-19

Os sistemas de ventilação de alto fluxo aumentam o volume de ar e de oxigênio e isso impacta diretamente na velocidade e na pressão de oxigênio recebido pelos pulmões.  Foto: Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná recebeu oficialmente nesta quarta-feira, 24 de março, sete respiradores com monitores e nove sistemas de ventilação de alto fluxo para reforçar a estrutura de combate à Covid-19 no complexo. Os aparelhos foram doados pela Associação Amigos do Hospital de Clínicas. A doação também inclui R$ 284 mil em insumos para atendimento aos pacientes em tratamento contra a doença no HC.

Os sete novos respiradores chegaram no domingo e já foram colocados em uso, permitindo a transformação de mais sete leitos para atendimento aos pacientes com Covid-19. O mesmo aconteceu com os nove sistemas de ventilação de alto fluxo, que chegaram na quarta-feira da semana passada. Além dos sete respiradores com monitores doados pela Associação dos Amigos do HC, outros três serão entregues na primeira quinzena de abril por meio de uma parceria com a FUNPAR (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná).

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca agradeceu a Associação dos Amigos do HC, os doadores e a comunidade paranaense pelo esforço em ajudar o hospital neste momento de pandemia. O professor destacou o papel da UFPR e do HC no combate à Covid-19 e o esforço dos profissionais da saúde em atender à crescente demanda por leitos para pacientes contaminados com o coronavírus. “Este maquinário – essencial, fundamental e de última geração – não poderia ser colocado em ação se não fosse uma reorganização interna e se não fosse o empenho e o compromisso de tantos profissionais de saúde deste hospital. Afinal, não são apenas os aparelhos, precisamos montar os leitos, precisamos de pessoas para poder ampliar o atendimento à nossa população”, afirmou.

A superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Regiani, explicou que as doações de pessoas físicas, empresas e associações se materializaram em dez respiradores com monitores entregues ainda no início deste mês de março e mais os equipamentos recebidos oficialmente nesta quarta-feira (sete respiradores com monitores e nove sistemas de ventilação de alto fluxo). “Tivemos de reinventar o hospital, mudar, ousar. Se hoje conseguimos colocar 93 leitos de UTI Covid (sendo 5 pediátricos) e 100 leitos de enfermaria Covid foi com a ajuda de todos: da UFPR, da Associação dos Amigos do HC e de todos nós, funcionários”, disse.

No mês de março o CHC recebeu doação de 17 respiradores com monitores. Foto: Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.

Doações

Os aparelhos foram adquiridos pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas por meio da campanha “O HC Precisa de Você – A luta não acabou!”. Esta é a segunda fase da campanha de combate à pandemia, iniciada em 2020, com doações de empresas e pessoas físicas. “É um momento diferente na vida de todos. Nós convivemos muito com informações que não são agradáveis com relação à pandemia. Mas nós temos também a alegria, a surpresa sempre positiva de divulgar ações que são muito bem recebidas pela comunidade”, definiu o presidente da Associação dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho.

Dentre os aparelhos de oxigenação, seis foram adquiridos com o apoio da Rede de Solidariedade, uma iniciativa de um grupo de empresários de Curitiba para ajudar os hospitais neste momento sensível.

Doadores

Sócios Grupo Positivo

Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR)

Centauro-ON

Extramed Administração e Serviço

Furukawa Electric Latam

Juliana Gadotti Feldmann

Mili

Office Securizadora

Paraná Petro

Relevo Artefatos de Papel

Renato Ribas Vaz

Tribunal Regional Eleitoral

Construtora Laguna

IBEMA

W Investement

Paraná Petro

Progresso Securitizadora

Marino Garofani

Menegotti Indústrias Metalúrgicas

Trombini

Crédito da foto de capa: Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...